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Título: O ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da metodologia investigativa: análise das contribuições de uma sequência didática para o ciclo da água em uma proposta experimental
Título(s) alternativo(s): Science teaching in the early years of elementary school based on investigative methodology: analysis of the contributions of a didactic sequence to the water cycle in an experimental proposal
Autor(es): Bomfim, Ashylei Capaci
Orientador(es): Suart Junior, Jose Bento
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Aprendizagem baseada em investigação
Educação - Métodos experimentais
Science - Study and teaching
Inquiry-based learning
Education - Experimental methods
Data do documento: 10-Jun-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: BOMFIM, Ashylei Capaci. O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da metodologia investigativa: análise das contribuições de uma sequência didática para o ciclo da água em uma proposta experimental. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.
Resumo: A presente pesquisa buscou suscitar alternativas para uma nova proposta de ensino e de aprendizagem para alunos com dificuldades de aprendizagem, tendo em vista a necessidade de revisar a metodologia de ensino tradicional em direção ao ensino ativo para atender às demandas educacionais atuais. Sendo assim, o principal objetivo desta investigação consistiu em analisar as contribuições para a aprendizagem da temática ciclo da água a partir de uma sequência de atividades potencializadoras com aporte na metodologia de ensino por investigação e na experimentação, ao contemplar o aluno nas aulas em uma perspectiva participativa. Para isso, inicialmente foi desenvolvida uma pesquisa para compreender o contexto teórico/conceitual do ensino por investigação, para então propor uma SEI (Sequência de Ensino por Investigação). Através desta proposta, procurou-se por respostas à problemática de verificar as contribuições da metodologia de ensino por investigação e da experimentação para o ensino e a aprendizagem de conceitos científicos relacionados ao ciclo da água no contexto de alunos do 3º ano do ensino fundamental. Para isso, utilizou-se abordagem qualitativa e procedimento fenomenológico como metodologia para análise e tratamento de dados. A partir das atividades executadas, bem como, dos relatos dos alunos sobre essa vivência, constatou-se que a articulação entre o ensino de ciências e a atividade investigativa experimental pode tornar o espaço escolar um ambiente prazeroso e estratégico para a troca de conhecimentos e experiências. Assim, potencializa-se a aprendizagem científica, de modo que se constitua em um cenário significativo, considerando que o uso de diferentes metodologias no contexto escolar pode favorecer o protagonismo do aluno na construção do seu aprendizado.
Abstract: This research sought to raise alternatives for a new teaching and learning proposal for students with learning difficulties, given the need to review the traditional teaching methodology towards active teaching to meet current educational demands. Therefore, the main objective of this research was to analyze the contributions to learning about the water cycle from a sequence of empowering activities based on the investigation teaching methodology and experimentation, by involving students in classes from a participatory perspective. To this end, research was initially carried out to understand the theoretical/conceptual context of inquiry teaching, in order to then propose the SEI. Through this proposal, we sought to find answers to the problem of verifying the contributions of the investigation teaching methodology and experimentation to the teaching/learning of scientific concepts related to the water cycle in the context of 3rd grade elementary school students, in a class called ZDP. To this end, we used a qualitative approach and phenomenological procedures as a methodology for analyzing and processing the data. Based on the activities carried out, as well as the students reports on this experience, it was found that the link between science teaching and experimental investigative activity can make the school space a pleasant and strategic environment for exchanging knowledge and experiences. In this way, scientific learning is enhanced, so that it becomes a meaningful scenario, considering that the use of different methodologies in the school context can favor the student's leading role in the construction of their learning.
Descrição: Acompanha produto educacional "Sequência de ensino investigativo e experimental sobre o ciclo biogeoquímico da água: manual ao professor"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34522
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

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