Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3450
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKunrath, Rosemeri Ines-
dc.date.accessioned2018-09-27T14:22:38Z-
dc.date.available2018-09-27T14:22:38Z-
dc.date.issued2018-05-18-
dc.identifier.citationKUNRATH, Rosemeri Ines. Estratégias de ensino-aprendizagem na compreensão da dualidade da luz. 2018. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3450-
dc.description.abstractThis dissertation aims to develop, apply and analyze a Didactic Sequence for the study of the nature of light, with high school students as a concrete way to enter high school, the modern physics. The proposal of this intervention is based on learning theory by David Ausubel, significant learning, as stated by Moreira (2000, p. 5), "the apprentice is not a passive receiver. He should make use of the meanings that have internalized, substantive manner and not arbitrary, in order to grasp the meanings of educational materials. We propose a Didactic Sequence for 33 third grade pupils of high schools of the College John Zacco Paraná junior high, high school and professional, being applied in two moments, in March and in November 2017. To this end, we have adopted strategies to work with the dual nature of light through videos, computer simulators and experiments, demonstrating the behavior of light in each case and exploring this concept in order to make learning meaningful for the student. How to use data collection instrument a pre-test and a post-test intervention final. First, we watched the videos, having as objective the resumption of some concepts about light and your behavior, seen in the second grade of high school and the content involving new concepts about light, studied in modern physics in the third grade of high school. Then, it was used a simulator to work the theme of the photoelectric effect and wave interference, seeking the observation of the conclusions of the experiment, and, in most cases it is difficult to visualize in the classroom, whether by the lack of resources or by limiting the observation of experiments. And with the trial explaining the photoelectric effect, we seek to demonstrate and studies made for proof of concepts, instigating and arousing the scientific research on the student. We conclude the enlargement of this practice be feasible for all subjects for the teaching of Physics in high school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectInterferência (Luz)pt_BR
dc.subjectLuz - Espalhamentopt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectInterference (Light)pt_BR
dc.subjectLight - Scatteringpt_BR
dc.titleEstratégias de ensino-aprendizagem na compreensão da dualidade da luzpt_BR
dc.title.alternativeTeaching-learning strategies in understanding the duality of lightpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo elaborar, aplicar e analisar uma Sequência Didática para o estudo da Natureza da Luz, com alunos do Ensino Médio como forma concreta de introduzir o conteúdo da Física Moderna na Educação básica. A proposta desta intervenção está pautada na teoria de aprendizagem por David Ausubel, a aprendizagem significativa, como afirma Moreira (2000, p.5), “o aprendiz não é um receptor passivo. Ele deve fazer uso dos significados que já internalizou, de maneira substantiva e não arbitrária, para poder captar os significados dos materiais educativos”. Nós propomos uma Sequência Didática para 33 alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio João Zacco Paraná Ensino Fundamental, Médio e Profissional, sendo aplicado em dois momentos, em março de 2017 e, em novembro de 2017. Para isso, adotamos estratégias para se trabalhar a natureza dual da luz através de vídeos, simuladores computacionais e experimentações, para demonstrar o comportamento da luz em cada caso e explorar este conceito a fim de tornar a aprendizagem significativa para o estudante. Como instrumento de coleta de dados utilizamos um pré-teste e ao final da intervenção aplicamos um pós-teste. Primeiramente, assistimos a vídeos, tendo por objetivo a retomada de alguns conceitos sobre a luz e seu comportamento, visto na 2ª série do Ensino Médio e o conteúdo que envolve novos conceitos sobre a luz, estudado em Física Moderna na 3ª série do Ensino Médio. Em seguida, foi usado um simulador para trabalhar a temática do Efeito Fotoelétrico e de Interferência de onda, para a observação das conclusões do experimento, sendo que, na maioria das vezes é difícil à visualização em sala de aula, seja pela falta de recursos ou pela própria limitação da observação dos experimentos. E com a experimentação que explica o Efeito Fotoelétrico, procuramos demonstrar estudos realizados para a comprovação de conceitos, com o objetivo de instigar e despertar a investigação científica no estudante. Concluímos ser viável a ampliação dessa prática para todos os assuntos para o Ensino de Física no Ensino Médio.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7793590042625214pt_BR
dc.contributor.advisor1Tonezer, Camila-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5940482633620376pt_BR
dc.contributor.referee1Tonezer, Camila-
dc.contributor.referee2Rosa, Valdir-
dc.contributor.referee3Anjos, Rita de Cássia dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísicapt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoaprendizagemdualidadeluz.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensinoaprendizagemdualidadeluz_produto.pdf682,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.