Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34507
Título: | O percurso de aquisição da escrita como construto de tecnologia cognitiva |
Título(s) alternativo(s): | The acquisition of writing as a cognitive technology construct |
Autor(es): | Opolinski, Poliana Fonseca |
Orientador(es): | Finau, Rossana Aparecida |
Palavras-chave: | Metalinguagem Alfabetização Tecnologia Cognição em crianças Crianças - Escrita Metalanguage Literacy Technology Cognition in children Children - Writing |
Data do documento: | 4-Jun-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | OPOLINSKI, Poliana Fonseca. O percurso de aquisição da escrita como construto de tecnologia cognitiva. 2024. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024. |
Resumo: | Este presente trabalho tem o objetivo de analisar o processo que alfabetizandos realizam ao adquirir as ferramentas cognitivas para, ao final do primeiro ciclo do ensino fundamental, produzirem textos com recursos linguísticos adequados às representações simbólicas que desejam registrar na forma escrita. As fundamentações teóricas partem da compreensão da escrita como uma tecnologia (VARGAS, 2001; VIEIRA PINTO, 2005; ORTEGA Y GASSET, 2009, CUPANI, 2016) e, mais especificamente, como uma tecnologia cognitiva (LÉVY, 1993; DASCAL, 2002). Também, seguimos às particularidades da modalidade escrita utilizando as proposições de Auroux (1992), Gnanadesikan (2009), Xavier (2013) e, assim, adentramos ao conceito de metalinguagem e suas implicações no processo de aquisição (CULIOLI, 1995; ROMERO, 2011), compreendendo-na também como tecnologia cognitiva. A metodologia é constituída com base na análise quantitativa e qualitativa de dados de crianças de 1ª à 4ª série, de escola pública e privada, cedidos pelo GEALE, grupo de estudos da Universidade de Pelotas, do Rio Grande do Sul. A organização dos dados foi apoiada em categorias elencadas, identificando elementos metalinguísticos que necessitam de domínio do alfabetizando para a aquisição da escrita, sendo: segmentação de palavras, pontuação, referenciação e conectores. Com essas categorias, é possível identificarmos um percurso pelo qual a criança perpassa até que adquira a escrita. |
Abstract: | The aim of this research is to analyze the process literacy learners go through to acquire the cognitive tools needed to produce texts at the end of the first cycle of elementary school, using linguistic resources appropriate to the symbolic representations they wish to record in written form. The theoretical foundations start from an understanding of writing as a technology (VARGAS, 2001; VIEIRA PINTO, 2005; ORTEGA Y GASSET, 2009, CUPANI, 2016), and, more specifically, as a cognitive technology (LÉVY, 1993; DASCAL, 2002). As well as, we follow the particularities of the written modality using the propositions of de Auroux (1992), Gnanadesikan (2009), Xavier (2013) and the concept of metalanguage and its implications for the acquisition process (CULIOLI, 1995; ROMERO, 2011), understanding it also as cognitive technology. The methodology is based on quantitative and qualitative analysis of data from children from 1st to 4th grade from a public and private school, provided by GEALE, a study group at the University of Pelotas in Rio Grande do Sul. The data was organized into categories, identifying metalinguistic elements that the literate child needs to master in order to acquire writing: word segmentation, punctuation, referencing and connectors. With these categories, it is possible to identify a path that the child goes through before acquiring writing. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34507 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
aquisicaoescritatecnologiacognitiva.pdf | 2,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons