Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34495
Título: | Matrizes e suas possibilidades metodológicas no ensino médio: um estado da arte |
Título(s) alternativo(s): | Matrices and their methodological possibilities in high school: a state of the art |
Autor(es): | Felippi, Luana Engeler |
Orientador(es): | Figueira, Cleonis Viater |
Palavras-chave: | Matrizes (Matemática) Ensino - Metodologia Matemática - Estudo e ensino Matrices Teaching - Methodology Mathematics - Study and teaching |
Data do documento: | 12-Abr-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | FELIPPI, Luana Engeler. Matrizes e suas possibilidades metodológicas no ensino médio: um estado da arte. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024. |
Resumo: | A presente pesquisa apresenta o estado da arte dos últimos cinco anos sobre o uso das metodologias de ensino de Matemática em relação às matrizes. Foi conduzido um estudo com base em trabalhos selecionados de três plataformas de pesquisa: o banco de dissertações do PROFMAT, os anais do ENEM no site da SBEM e o Portal da CAPES. A seleção desses trabalhos foi realizada através do uso de filtros e leitura criteriosa, identificando a presença de expressões tais como 'matrizes', 'ensino de matrizes' e 'metodologias de ensino de Matemática'. Após a seleção, foi realizado um processo de identificação das metodologias de ensino de Matemática utilizadas no contexto das matrizes. A pesquisa incluiu 31 trabalhos que abordaram algumas metodologias, tais como história da matemática, investigação matemática, etnomatemática, modelagem matemática, tecnologias digitais e jogos. Dentre essas, destacou-se o uso das tecnologias no ensino das matrizes, sendo identificada em 26 publicações, representando 83,9% do total. As principais atividades abordadas nos trabalhos com uso de tecnologias, envolvem uso de aplicativos, softwares e planilhas eletrônicas para realizar cálculos com matrizes, utilização de vídeos aula e construção de imagens digitais. |
Abstract: | This research presents the state of the art over the last five years on the use of Mathematics teaching methodologies in relation to matrices. A study was conducted based on works selected from three research platforms: the PROFMAT dissertation bank, the ENEM annals on the SBEM website and the CAPES Portal. The selection of these works was carried out through the use of filters and careful reading, identifying the presence of expressions such as 'matrices', 'matrices teaching' and 'Mathematics teaching methodologies'. After selection, a process was carried out to identify the Mathematics teaching methodologies used in the context of the matrices. The research included 31 works that addressed some methodologies, such as history of mathematics, mathematical investigation, ethnomathematics, mathematical modeling, digital technologies and games. Among these, the use of technologies in teaching matrices stood out, being identified in 26 publications, representing 83.9% of the total. The main activities covered in the work using technology involve the use of applications, software and electronic spreadsheets to perform calculations with matrices, the use of video lessons and the construction of digital images. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34495 |
Aparece nas coleções: | PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
matrizespossibilidadesmetodologicasestado.pdf | 982,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons