Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34488
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWinter, Ana Paula-
dc.date.accessioned2024-08-15T18:28:25Z-
dc.date.available2024-08-15T18:28:25Z-
dc.date.issued2024-03-09-
dc.identifier.citationWINTER. Ana Paula. Cosmologia simplificada: uma sequência de ensino sobre cosmologia moderna no ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34488-
dc.description.abstractIn the current scenario full of possibilities for the insertion of different Digital Information and Communication Technologies (DICT) in Physics teaching, the motivation to explore online tools can prove to be an indispensable component for students' meaningful learning. Assuming that the more stimulated, curious and predisposed to learn, the student will become increasingly interested in the activities proposed for the study of Physics content. Based on this assumption, the Educational Product (EP) was created, under the title Simplified cosmology: a teaching sequence on modern cosmology in high school. The main objective of the experience with applying EP in teaching practice was to rescue some concepts and enrich the content seen in High School about Cosmology, to learn about instruments used by Observational Cosmology and to point out new observational perspectives that emerge in this direction. Observing Theory of Meaningful Learning, David Ausubel (2003), the academic content included in the EP was presented in the format of an online Educational Booklet and applied in investigative practice with didactic support from a Teaching-Learning Sequence (TLS), prepared with theoretical basis in Méheut and Psillos (2004). To analyze the results observed through the application of TLS/EP in pedagogical practice, the Content Analysis technique by Laurence Bardin (2011) was used. In the application of EP in the High School classroom, it was observed that the exploration of TLS with the support of the Educational Booklet as teaching material for consultation and the use of computerized mobile devices for access online brings together potential to innovate classroom dynamics in such a way as to make Physics classes more attractive, dynamic and productive.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectCosmologiapt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectEducação - Efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectCosmologypt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectEducation - Effect of technological innovations onpt_BR
dc.titleCosmologia simplificada: uma sequência de ensino sobre cosmologia moderna no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeSimplified cosmology: a teaching sequence on modern cosmology in high schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNo cenário atual cheio de possibilidades para a inserção de diferentes Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Física, a motivação para exploração de ferramentas on-line pode se revelar como um componente indispensável à aprendizagem significativa dos estudantes. Pressupondo que quanto mais estimulado, curioso e predisposto a aprender, o aluno se revelar cada vez mais interessado nas atividades propostas para o estudo de conteúdos da Física. A partir desse pressuposto, elaborou-se o Produto Educacional (PE), sob o título Cosmologia simplificada: uma sequência de ensino sobre cosmologia moderna no Ensino Médio. O objetivo principal da experiência com aplicação do PE na prática docente foi resgatar alguns conceitos e enriquecer os conteúdos vistos no Ensino Médio sobre Cosmologia, conhecer instrumentos usados pela Cosmologia Observacional e apontar novas perspectivas observacionais que surgem nessa direção. Observada a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (2003), o conteúdo acadêmico contemplado no PE foi apresentado no formato de Cartilha Educativa on-line e aplicado na prática investigativa com apoio didático de uma Sequência de EnsinoAprendizagem (SEA), elaborada com base teórica em Méheut e Psillos (2004). Para análise dos resultados observados pela aplicação da SEA/PE na prática pedagógica utilizou-se a técnica Análise do Conteúdo de Laurence Bardin (2011). Na aplicação do PE em sala da aula do Ensino Médio, observou que a exploração da SEA com apoio da Cartilha Educativa como material didático de consulta e a utilização de dispositivos móveis informatizados para acesso on-line reúne potencial para inovar a dinâmica da sala de aula de tal maneira a tornar as aulas de Física mais atrativas, dinâmicas e produtivas.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9031929087523314pt_BR
dc.contributor.advisor1Dalmolin, Fabrício Tronco-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9975-5443pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6716812005513548pt_BR
dc.contributor.referee1Dalmolin, Fabrício Tronco-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9975-5443pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6716812005513548pt_BR
dc.contributor.referee2Staudt, Ederson-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6209-9614pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7511138514693095pt_BR
dc.contributor.referee3Longen, Fabio Rogerio-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2776557906978341pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísicapt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cosmologiasimplificadasequenciaensino.pdf3,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
cosmologiasimplificadasequenciaensino_produto.pdf3,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons