Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3447
Título: Uma proposta de ensino para o estudo de calor e temperatura no 5º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): A teaching proposal for the study for heat and temperature in the fifth year of fundamental education
Autor(es): Silva, Alessandra da
Orientador(es): Almeida, Shiderlene Vieira de
Palavras-chave: Termodinâmica
Física - Experiências
Temperatura atmosférica
Thermodynamics
Physics - Experiments
Atmospheric temperature
Data do documento: 26-Abr-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Alessandra da. Uma proposta de ensino para o estudo de calor e temperatura no 5º ano do ensino fundamental. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Através de uma sequência didática é possível trabalhar conceitos de Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental, articulando conceitos chave e desenvolvendo atividades que permitam ao aluno refletir sobre tais conceitos, tornando a aprendizagem significativa. As palavras Calor e Temperatura são utilizadas diariamente para expressar sensações térmicas, mas não se busca compreender os significados intrínsecos ligados a elas, e quando meramente expostas ao aluno podem ter ideias mais distantes do pensamento científico. Porém, com situações-problema, atividades lúdicas e experimentais é possível transpor os mesmos de forma que o estudante interaja com aquilo que já sabe e internalize esse novo conhecimento trazendo para si os significados físicos, bem como a interpretação dos fenômenos associados, como a definição de Calor, Temperatura e Equilíbrio Térmico. Diante disso, buscou-se a aplicação de um produto educacional, que consistiu na realização de atividades específicas sobre a temática em questão, realizada em uma turma de vinte alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, com duração de oito aulas de quarenta e cinco minutos e se mostrou eficaz no seu objetivo que era a compreensão dos conceitos relacionados aos temas - Calor e Temperatura.
Abstract: Through a didactic sequence it is possible to work physics concepts in the initial grades of elementary school, articulating key concepts and developing activities that allow the student to reflect on these concepts, making learning meaningful. The words Heat and Temperature are used daily to express thermal sensations, but one does not seek to understand the intrinsic meanings attached to them, and when merely exposed to the student they may not have real meaning, but with problem situations, ludic and experimental activities it is possible to transpose the so that the student interacts with what he already knows and internalizes this new knowledge by bringing to him the physical meanings as well as the interpretation of the associated phenomena, such as the definition of Heat, Temperature and Thermal Equilibrium. The application of the educational product was carried out in a group of twenty students of the fifth year of elementary school and proved effective in its objective which was the understanding of the concepts related to Heat and Temperature.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3447
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
propostaensinocalortemperatura_produto.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
propostaensinocalortemperatura.pdf2,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.