Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3445
Título: A abordagem da propaganda pelo livro didático: uma contribuição para o desenvolvimento de cultura e criticidade no ensino de língua inglesa?
Título(s) alternativo(s): The approach to advertising by the text book: a contribution to the development of culture and criticity in english language teaching?
Autor(es): Franco, Vera Lúcia Freitas
Orientador(es): Denardi, Didiê Ana Ceni
Palavras-chave: Livros didáticos
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Interacionismo simbólico
Textbooks
Language and languages - Study and teaching
Symbolic interactionism
Data do documento: 22-Set-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: FRANCO, Vera Lúcia Freitas. A abordagem da propaganda pelo livro didático: uma contribuição para o desenvolvimento de cultura e criticidade no ensino de língua inglesa?. 2017. 131 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: A propaganda está cada dia mais presente no cotidiano das pessoas, nas mais variadas esferas da atividade humana, no Brasil e exterior, em diferentes línguas e através da evolução dos mais diversos meios de comunicação tais como outdoors, comerciais de TV, rádio, revistas, internet, folhetos, aplicativos de celulares e tablets. Refletindo sobre essa constatação, acredita-se que esse gênero pode proporcionar uma grande contribuição para o desenvolvimento crítico e cultural dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de diversas disciplinas, incluindo o ensino de línguas. Dessa forma, esta dissertação tem como objetivo identificar se a coleção “Way to go!” contempla o gênero propaganda, conhecer como é o trabalho com esse gênero nessa coleção a fim de observar se as atividades propostas nela promovem o desenvolvimento cultural e crítico dos alunos e analisar como é e como poderia ser o trabalho com a propaganda para propiciar um maior enriquecimento de atividades que contribuam para esse desenvolvimento nas aulas de língua inglesa. Este estudo baseia-se no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2012), que busca compreender e considerar as ações humanas em seus aspectos discursivos e sociais, nas capacidades de linguagem dos estudiosos Dolz, Pasquier e Bronckart (1993), ampliadas no Brasil por Cristovão e Stutz (2011), no letramento verbo-visual proposto por Brait (2009) e no conceito de sequência argumentativa de Bronckart (2012). O material de análise deste estudo é o “Way to go!”, 1ª ed. e 1ª impressão, da Editora Ática, SP, 2014, dos autores Kátia Cristina do Amaral Tavares e Claudio de Paiva Franco. Ele foi aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD para o triênio 2015, 2016 e 2017. Estudou-se os três livros dessa coleção utilizada no Ensino Médio e que passou pela avaliação da Secretaria de Educação Básica, foi adquirida e distribuída pelo Ministério da Educação pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. O procedimento metodológico empregado deu-se por um reconhecimento das imagens nos livros a fim de identificar se o gênero propaganda é contemplado pela coleção e realização de análises de cunho qualitativo-interpretativista centrais no estudo. Dentre os resultados identificados pelas análises, é possível dizer que os LDs contemplam o gênero propaganda, porém ele não aparece neles com frequência e o trabalho proposto com os anúncios não promove cultura e criticidade de modo abrangente. Demonstrou-se também o potencial de trabalho com a propaganda nos LDs a partir das capacidades de linguagem e sequência argumentativa identificadas nos anúncios para, desta forma, colaborar para um desenvolvimento ainda mais amplo dos estudantes, preparando-os a compreender melhor não só a língua inglesa, através do vocabulário, gramática, etc, mas também fazendo-os entender melhor o gênero propaganda e, consequentemente, outras mensagens ao seu redor. Espera-se que este trabalho possa contribuir para a formação de cidadãos mais ricos culturalmente e mais críticos, pois a propaganda é um “instrumento de ação muito poderosa” (SAMPAIO 2003, p. 24) e entende-se que ela tem potencial para contribuir significativamente para o desenvolvimento crítico e cultural dos alunos e, portanto, não pode ser ignorada e ficar fora das atividades em sala de aula.
Abstract: Advertising is increasingly present in the daily lives of people, in the most varied spheres of human activity, in Brazil and abroad, in different languages and through the evolution of the most diverse media such as billboards, TV commercials, radio, magazines, Internet, brochures, mobile apps and tablets. Reflecting on this fact, it is believed that this genre can make a great contribution to the critical and cultural development of those involved in the teaching-learning process of various disciplines, including language teaching. Thus, this dissertation aims to identify if the collection "Way to go!" approaches the advertising genre, to get to know how the genre is used in this collection in order to observe if the proposed activities in it promote the cultural and critical development of the students and analyze what the exercises with advertising are and could be like in order to provide greater enrichment of activities that contribute to this development in the English language classes. This study is based on Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 2012), which seeks to understand and consider human actions in their discursive and social aspects, on the concept of language capabilities by the scholars Dolz, Pasquier and Bronckart (1993), amplified in Brazil by Cristovão and Stutz (2011), on the verbal-visual literacy proposed by Brait (2009) and on the concept of argumentative sequence by Bronckart (2012). The analysis material of this study is "Way to go!", 1st ed. and first printing, by Ática Publishing Company, SP, 2014, by authors Kátia Cristina do Amaral Tavares and Claudio de Paiva Franco. It was approved by the National Program of Text Books – NPTB for the triennium 2015, 2016 and 2017. This study focused on the three books that make up this High School collection that passed the evaluation of the Basic Education Secretariat and was acquired and distributed by the Ministry of Education by means of the National Fund for the Development of Education - NFDE. The employed methodological procedure was carried out by means of both the recognition of the images in the books in order to identify if the advertising genre is approached by the collection and the qualitative-interpretative analyses central to the study. Among the results identified by the analyses, it is possible to say that the TBs approach the advertising genre, but it does not appear in them frequently and the proposed activities with the advertisements do not promote culture and criticity comprehensively. The potential of working with advertising in TBs has also been shown departing from the language capabilities and argumentative sequence identified in the ads in order to thus help to develop the students even more, preparing them to better understand not only the English language, through vocabulary, grammar, etc., but also making them better understand the advertising genre and consequently other messages around them. It is expected that this work can contribute to the formation of culturally richer and more critical citizens, since advertising is a "very powerful instrument of action" (SAMPAIO 2003, p. 24), and it is understood that it has the potential to significantly contribute to the critical and cultural development of students. Therefore, it can neither be ignored nor stay out of classroom activities.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3445
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PPGL_M_Franco, Vera Lúcia Freitas_2017.pdf3,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.