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dc.creatorOnuka, Raphael Mitsuo Baptista-
dc.date.accessioned2024-08-12T20:55:02Z-
dc.date.available2024-08-12T20:55:02Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.citationONUKA, Raphael Mitsuo Baptista. Diagnóstico de avarias em motores de indução trifásicos utilizando técnica de assinatura de corrente elétrica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34429-
dc.description.abstractThe present work aims to present common faults associated with induction motors and apply the Motor Current Signature Analysis (MCSA) to diagnose failures. First, references that added relevant information to the topics covered were selected, such as: construction of three-phase induction motors and their operation; three-phase induction motor failure detection methods; signal processing theory and its mathematical methods, etc. In the experimental tests, five threephase induction motors were used, two of which had no defects, one with damage to the winding, one with damage to the bearing and the other with a failure in the rotor bars. Each engine was tested individually in two different configurations, no load and full load operations. Using the MATLAB tool, the signal processing was developed. Finally, the likely frequencies of occurrence of sidebands were calculated and the conclusions about the obtained results were performed and elucidated in a succinct and objective way. For the motor with a defect in the winding, the results in the test with load showed sidebands close to the expected frequency of occurrence. In the motor with defective rotor bars, it was possible to identify the expected frequency sidebands close to the calculated frequencies, for the two operating conditions of the motor. Spectral analysis was inconclusive for the defective bearing motor.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMotores elétricos de indução - Manutenção e reparospt_BR
dc.subjectLocalização de falhas (Engenharia)pt_BR
dc.subjectProcessamento de sinaispt_BR
dc.subjectElectric motors, Induction - Maintenance and repairpt_BR
dc.subjectFault location (Engineering)pt_BR
dc.subjectSignal processingpt_BR
dc.titleDiagnóstico de avarias em motores de indução trifásicos utilizando técnica de assinatura de corrente elétricapt_BR
dc.title.alternativeDiagnosis in three-phase induction motors using motor current signature analysispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa apresentar defeitos comuns associados aos motores de indução e aplicar a técnica de assinatura do espectro de corrente elétrica (MCSA) para diagnosticar os modos de falhas. Primeiramente foram selecionados referências que agregassem com informações relevantes aos temas abordados, tais como: construção de motores de indução trifásicos e seu funcionamento; métodos de detecção de falhas de motor de indução trifásico; teoria de processamento de sinais e seus métodos matemáticos, etc. Nos ensaios experimentais utilizou-se cinco motores de indução trifásicos, dos quais dois sem defeitos, um com avaria no enrolamento, um com avaria rolamento e outro com uma falha nas barras do rotor. Cada motor teve seu ensaiado realizado de forma individual em duas configurações distintas, a vazio e em outro ensaio com carga. A partir de algorítimos de programação, utilizando a ferramenta MATLAB, foi desenvolvido o tratamento de sinais. Por fim, as frequências prováveis de ocorrência de bandas laterais foram calculadas e as devidas conclusões acerca dos resultados obtidos foram realizados e elucidados de forma sucinta e objetiva. Para o motor com defeito no enrolamento os resultados no ensaio com carga apresentaram bandas laterais próximas à frequência esperada de ocorrência. No motor com defeito nas barras do rotor foi possível identificar as bandas laterais de frequência esperada próximo às frequências calculados, para as duas condições de operação do motor. A análise espectral foi inconclusiva para o motor com defeito no rolamento.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Iamamura, Bruno Akihiro Tanno-
dc.contributor.referee1Magrin, Fabiano Gustavo Silveira-
dc.contributor.referee2Dreyer, Uilian José-
dc.contributor.referee3Iamamura, Bruno Akihiro Tanno-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
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