Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Cleia de Fatima Alves de-
dc.date.accessioned2024-08-12T14:14:33Z-
dc.date.available2024-08-12T14:14:33Z-
dc.date.issued2024-07-11-
dc.identifier.citationLIMA, Cleia de Fatima Alves de. A contribuição da arte para a alfabetização científica e tecnológica no ensino médio usando uma abordagem Steam. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34421-
dc.descriptionAcompanha produto educacional: Blog "Arte e Ciência"pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study was to analyze how art education can contribute to Scientific and Technological Literacy in High School, using a STEAM approach. The interest in the research was based on the need to contribute to students' autonomy when exploring research, bringing questions and possible solutions to everyday problems into the classroom. The methodology used is intervention research, which provides transversality in the relationship between theory and practice and subject and object. The participants were students from three classes of 2nd graders of High School, aged 15 to 19, in the morning period of a State School located in the central area of Londrina. Data collection, consisting of observation, continuous records and questionnaires with open questions, aims to contribute to a survey of ideas and concepts about the theme of art and science. The elaboration of projects structured by the students, according to the planned organization, was based on a didactic unit in order to guide artistic or scientific productions such as videos, animations, compositions and mind maps. The productions were presented in the classroom and then shared on a blog, thus concretizing the educational product. Based on the content analysis, the results demonstrated the need to mobilize actions that contribute to student engagement in the construction of their own knowledge, understanding it as part of the process, in addition to interpersonal relationships, as well as the need to seek to expand spaces of access to art and science that foster their participation in order to promote interactions between the two.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.enpt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAlfabetização tecnológicapt_BR
dc.subjectCiência - Metodologiapt_BR
dc.subjectArt - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTechnological literacypt_BR
dc.subjectScience - Methodologypt_BR
dc.titleA contribuição da arte para a alfabetização científica e tecnológica no ensino médio usando uma abordagem Steampt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of art to scientific and technological literacy in high school using a Steam approachpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi analisar como o ensino de arte pode contribuir para a Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino Médio, usando uma abordagem STEAM. O interesse pela pesquisa se pautou na necessidade em contribuir para o ganho de autonomia por parte dos alunos ao explorarem a pesquisa, trazendo para a sala de aula questões e possíveis soluções para os problemas cotidianos. A metodologia usada é a pesquisa-intervenção em que confere a transversalidade na relação teoria e prática e sujeito e objeto. Os participantes foram estudantes de três turmas de 2ºs anos do Ensino Médio na faixa etária entre 15 a 19 anos, do período matutino de um Colégio Estadual localizado na área central de Londrina. A coleta de dados composta por meio da observação, registros contínuos e questionários com questões abertas, visa contribuir para uma sondagem em relação às ideias e concepções acerca da temática arte e ciência. A elaboração de projetos estruturados pelos estudantes, conforme organização planejada, teve como base uma unidade didática a fim de nortear as produções artísticas ou científicas como vídeos, animações, composições e mapas mentais. As produções foram apresentadas em sala de aula e depois compartilhadas em um blog, concretizando o produto educacional. Com base na análise de conteúdo, os resultados demonstraram a necessidade de mobilizar ações que contribuam para o engajamento do estudante na construção do próprio conhecimento, entendendo-o como parte do processo, além das relações interpessoais, bem como a necessidade de buscar ampliar espaços de acesso à arte e a ciência que fomentem sua participação a fim de promover as interações entre ambas.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0000-9739-8622pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7976061496328064pt_BR
dc.contributor.advisor1Guerrini, Daniel-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9125-2638pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3668417244751428pt_BR
dc.contributor.referee1Guerrini, Daniel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3668417244751428pt_BR
dc.contributor.referee2Damasceno, Eduardo Filgueiras-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7333630388674575pt_BR
dc.contributor.referee3Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
contribuicaoartealfabetizacaocientifica.pdf2,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
blogarteciencia_produto.pdf768,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons