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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Maria Silvia-
dc.date.accessioned2024-08-12T13:14:22Z-
dc.date.available2024-08-12T13:14:22Z-
dc.date.issued2024-03-13-
dc.identifier.citationPEREIRA, Maria Silvia. Estudo de uma proposta para o ensino de astrobiologia no ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34413-
dc.descriptionAcompanha: Astrobiologia para o ensino médiopt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the potential of an interdisciplinary didactic proposal, in light of the three pedagogical moments theory, for teaching Astrobiology in a first- year high school class at a public school in the Cascavel city, Paraná state western region. This proposal is constituted as an educational product of the National Professional Master9s Degree in Physics Teaching (MNPEF), developed at the Federal Technological University of Paraná - UTFPR, Campo Mourão campus, center 32 of MNPEF. Our research is based on the theoretical assumptions of qualitative research, descriptive type, and to gather our data we used questionnaires, documents produced by students throughout the implementation, mind maps and the researcher's field diary. Our results showed that students have a social representation for the Astrobiology term, only linked to the biology term, without establishing any interdisciplinary relationship to the term. The results also show that during the proposal implementation, the students were motivated by the theme, participating in all proposed activities, and at the process end they were able to establish some interdisciplinary relationships for the Astrobiology theme.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectVidapt_BR
dc.subjectCosmografiapt_BR
dc.subjectExobiologiapt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectLifept_BR
dc.subjectCosmographypt_BR
dc.subjectExobiologypt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.titleEstudo de uma proposta para o ensino de astrobiologia no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeA proposal study for the astrobiology teaching in high schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo investigou as potencialidades de uma proposta didática interdisciplinar, à luz da teoria dos Três Momentos Pedagógicos, para o ensino de Astrobiologia em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Cascavel, região oeste do estado do Paraná. Tal proposta constitui-se como produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), desenvolvido junto a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, campus Campo Mourão, Polo 32 do MNPEF. Nossa pesquisa está alicerçada nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, e para constituir nossos dados utilizamos questionários, documentos produzidos pelos alunos ao longo da implementação, mapas mentais e o diário de campo da pesquisadora. Nossos resultados evidenciaram que os estudantes apresentam uma representação social para o termo Astrobiologia, apenas ligada ao termo biologia, sem estabelecer nenhuma relação interdisciplinar para o termo. Os resultados apontam, ainda no período da implementação a proposta, que os alunos estiveram motivados pela temática, participando de todas as atividades, ao final do processo foram capazes de estabelecer algumas relações interdisciplinares para o tema Astrobiologia.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9421-3944pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2443239333168612pt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Fernanda Peres-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4435-2513pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0000605216639909pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Ederson Carlos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3519-324Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2768392223239987pt_BR
dc.contributor.referee2Nesi, Elisangela Rovaris-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9090-0840pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2653590106363807pt_BR
dc.contributor.referee3Ramos, Fernanda Peres-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4435-2513pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0000605216639909pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

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