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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34413
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Pereira, Maria Silvia | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T13:14:22Z | - |
dc.date.available | 2024-08-12T13:14:22Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-13 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Maria Silvia. Estudo de uma proposta para o ensino de astrobiologia no ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34413 | - |
dc.description | Acompanha: Astrobiologia para o ensino médio | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aimed to investigate the potential of an interdisciplinary didactic proposal, in light of the three pedagogical moments theory, for teaching Astrobiology in a first- year high school class at a public school in the Cascavel city, Paraná state western region. This proposal is constituted as an educational product of the National Professional Master9s Degree in Physics Teaching (MNPEF), developed at the Federal Technological University of Paraná - UTFPR, Campo Mourão campus, center 32 of MNPEF. Our research is based on the theoretical assumptions of qualitative research, descriptive type, and to gather our data we used questionnaires, documents produced by students throughout the implementation, mind maps and the researcher's field diary. Our results showed that students have a social representation for the Astrobiology term, only linked to the biology term, without establishing any interdisciplinary relationship to the term. The results also show that during the proposal implementation, the students were motivated by the theme, participating in all proposed activities, and at the process end they were able to establish some interdisciplinary relationships for the Astrobiology theme. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Vida | pt_BR |
dc.subject | Cosmografia | pt_BR |
dc.subject | Exobiologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Life | pt_BR |
dc.subject | Cosmography | pt_BR |
dc.subject | Exobiology | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
dc.title | Estudo de uma proposta para o ensino de astrobiologia no ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | A proposal study for the astrobiology teaching in high school | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo investigou as potencialidades de uma proposta didática interdisciplinar, à luz da teoria dos Três Momentos Pedagógicos, para o ensino de Astrobiologia em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Cascavel, região oeste do estado do Paraná. Tal proposta constitui-se como produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), desenvolvido junto a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, campus Campo Mourão, Polo 32 do MNPEF. Nossa pesquisa está alicerçada nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, e para constituir nossos dados utilizamos questionários, documentos produzidos pelos alunos ao longo da implementação, mapas mentais e o diário de campo da pesquisadora. Nossos resultados evidenciaram que os estudantes apresentam uma representação social para o termo Astrobiologia, apenas ligada ao termo biologia, sem estabelecer nenhuma relação interdisciplinar para o termo. Os resultados apontam, ainda no período da implementação a proposta, que os alunos estiveram motivados pela temática, participando de todas as atividades, ao final do processo foram capazes de estabelecer algumas relações interdisciplinares para o tema Astrobiologia. | pt_BR |
dc.degree.local | Campo Mourão | pt_BR |
dc.publisher.local | Campo Mourao | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0001-9421-3944 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2443239333168612 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Fernanda Peres | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-4435-2513 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0000605216639909 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Batista, Michel Corci | - |
dc.contributor.advisor-co1ID | https://orcid.org/0000-0001-7328-2721 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gomes, Ederson Carlos | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-3519-324X | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2768392223239987 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nesi, Elisangela Rovaris | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-9090-0840 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2653590106363807 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Ramos, Fernanda Peres | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-4435-2513 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0000605216639909 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
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