Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34400
Título: | Articulação entre verbo-visualidade e letramento crítico: produção de sentido nos textos motivadores das propostas de redação do ENEM |
Título(s) alternativo(s): | Articulation between verb-visuality and critical literacy: production of meaning in the motivating texts of ENEM writing proposals |
Autor(es): | Istschuk, Ana Paula |
Orientador(es): | Remenche, Maria de Lourdes Rossi |
Palavras-chave: | Dialogismo (Análise literária) Letramento Linguagem e línguas Leitura - Aspectos sociais Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) Dialogism (Literary analysis) Literacy Language and languages Reading - Social aspects |
Data do documento: | 20-Fev-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | ISTSCHUK, Ana Paula. Articulação entre verbo-visualidade e letramento crítico: produção de sentido nos textos motivadores das propostas de redação do ENEM. 2024. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024. |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo geral analisar, em uma perspectiva diacrônica, como a articulação dos textos verbo-visuais, utilizados como motivadores nas Redações do ENEM, mobiliza o letramento crítico e possibilita a produção de sentidos. Para tanto, estabelecemos como objetivos específicos: a) verificar como as relações dialógicas favorecem a produção dos sentidos; b) analisar como se organizam as linguagens verbo-visuais nos textos motivadores das redações do ENEM; c) Verificar de que forma a articulação da linguagem verbo-visual compõe os tons avaliativos/valorativos dos textos motivadores; d) analisar como o letramento crítico pode contribuir para a produção dos sentidos dos textos motivadores da Redação do ENEM. Para esta pesquisa, foram selecionados, a partir de uma perspectiva diacrônica, textos verbo-visuais da coletânea da prova de aplicação regular do ENEM dos últimos 10 (dez) anos (2013 a 2023). A pesquisa se desenvolveu na área da Linguística Aplicada (LA) compreendida como “um modo de criar inteligibilidade sobre problemas sociais em que a linguagem tem um papel central” (Moita Lopes, 2006, p. 14) e adota uma abordagem qualitativo-interpretativista que permite ao pesquisador atentar-se para as particularidades dos contextos e das situações abordadas pela pesquisa, cultivando uma postura crítica, consciente, responsável pelas decisões e ações, Flick (2009). O arcabouço teórico-metodológico ancora-se na concepção dialógica da linguagem, elaborada pelo Círculo de Bakhtin (Bakhtin 2010; Volóchinov 2017); na verbo-visualidade, a partir dos estudos de Brait (2010), estudos dos letramentos (Soares, 2005; Kleiman, 2008; Street 2003) do letramento crítico a partir de Cassany e Castellà, 2010); Lankshear e MacLaren,1993; Carbonieri, 2016 e Kalantzis & Cope e Pinheiro 2020, leitura e seus processos Leffa (1999), Kleiman (2004); entre outros. Para realização da pesquisa estabelecemos 02 (duas) categorias alinhadas aos objetivos da pesquisa, baseadas nas teorias que fundamentam este estudo. Tais categorias possibilitaram verificar, a partir das relações dialógicas da linguagem, as relações socioculturais, as tensões emergidas na interação intersubjetiva entre os sujeitos participantes da enunciação, o autor, o leitor, o texto e contexto, revelando as diferentes perspectivas e visões de mundo, desses sujeitos. |
Abstract: | This study aims to analyze, from a diachronic perspective, how the articulation of verbal-visual texts, used as prompts in the ENEM essays, mobilizes critical literacy and enables the production of meanings. To achieve this, we established specific objectives: a) examine how dialogical relationships favor the production of meanings; b) analyze how verbal-visual languages are organized in the motivating texts of ENEM essays; c) investigate how the articulation of verbal-visual language forms the evaluative/valuative tones of motivating texts; d) analyze how critical literacy can contribute to the production of meanings in ENEM essay prompts. For this research, verbal-visual texts from the collection of the regular ENEM exams over the last 10 years (2013 to 2023) were selected from a diachronic perspective. The research is conducted in the field of Applied Linguistics (LA), understood as “a way of creating intelligibility about social problems in which language plays a central role” (Moita Lopes, 2006, p. 14) and adopts a qualitative-interpretative approach that allows the researcher to pay attention to the particularities of the contexts and situations addressed by the research, cultivating a critical, conscious stance, responsible for decisions and actions (Flick, 2009). The theoretical-methodological framework is based on the dialogical conception of language, developed by the Bakhtin Circle (Bakhtin 2010, Volóchinov 2017); on verbal-visuality from Brait’s studies (2010), literacy studies (Soares, 2005), (Kleiman, 2008) (Street 2003), critical literacy from Cassany and Castellà (2010), Lankshear and MacLaren (1993), Carbonieri (2016), and Kalantzis & Cope and Pinheiro (2020), reading and its processes Leffa (1999), Kleiman (2004), among others. For the research, we established two categories aligned with the research objectives, based on the theories that underpin this study. These categories allowed us to examine, through the dialogical relationships of language, the sociocultural relationships, tensions emerging in the intersubjective interaction between the participating subjects of enunciation, the author, the reader, the text, and context, revealing the different perspectives and worldviews of these subjects. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34400 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
articulacaoverbovisualidadeenem.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons