Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34363
Título: | Ações para multiplicar o ensino de libras com pessoas egressas do magistério no norte pioneiro do Paraná por meio de videoconferência |
Título(s) alternativo(s): | Actions to multiply the teaching of libras with people teaching graduates in the pioneering north of Paraná through videoconference |
Autor(es): | Ariza, Vanessa Cristina |
Orientador(es): | Pereira, David da Silva |
Palavras-chave: | Lingua brasileira de sinais Aprendizagem Surdos - Meios de comunicação Surdos - Educação Ensino - Metodologia Brazilian sign language Learning Deaf - Means of communication Deaf - Education Teaching - Methodology |
Data do documento: | 1-Jul-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | ARIZA, Vanessa Cristina. Ações para multiplicar o ensino de libras com pessoas egressas do magistério no norte pioneiro do paraná por meio de videoconferência. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024. |
Resumo: | A princípio esta pesquisa pretende ampliar os fluentes na Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos diversos ambientes sociais, para que as pessoas surdas se sintam incluídas, elas frequentam todos os espaços: escolas, hospitais, farmácias, supermercados, entre outros, no entanto não existem pessoas preparadas para se comunicar. Como problema então delimitou-se em pensar: Como multiplicar a aprendizagem e o emprego da Libras na sociedade por meio de videoconferências? Esta investigação tem por objetivo multiplicar o ensino da Libras com egressas do magistério com uma formação, esta, visa aprofundar o ensino desta Língua para a multiplicação. A presente pesquisa é considerada mista, pois integra os métodos quantitativos e qualitativos. Partiu-se da experiência formativa em Curso Técnico-Profissional de Nível Médio que forma professores (Magistério), as egressas demonstraram interesse em continuar o contato com a língua, com o aprendizado que será adquirido na formação, torna-se possível ampliar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes que se encontram nas áreas de atuação dessas egressas. Para tanto, iniciou-se com entrevistas individuais, essas receberam os convites por e-mail com a ementa. Foram realizados sete encontros utilizando como recurso a plataforma Google MEET. O oitavo encontro foi presencial, pois sentiu-se a necessidade de finalizar assim, preenchendo lacunas que ficaram dos encontros à distância, nesse dia em que as egressas estiveram presencialmente foi aplicado o questionário final, para comparar as respostas na entrevista inicial com as ideias amadurecidas no decorrer dos encontros. Esses encontros que tiveram como intuito inicial uma formação, transformou-se em uma “comunidade colaborativa”, devido a riqueza nas contribuições das participantes, os dados coletados nessa investigação foram tratados utilizando a análise dos conteúdos e assim chegando nos principais resultados, de modo a contribuir efetivamente dentro da sociedade, fazendo com que mais pessoas ouvintes consigam se comunicar com as pessoas surdas. |
Abstract: | Initially this research aims to increase the number of people fluent in the Brazilian Sign Language (Libras) in differente social envionments, so that deal people feel included, they attend all spaces: schools, hospitals, pharmacies, supermarkits, among others, however they do not there are people prepared to communicate. As a problem, it was limited to thinking: How to multiply the learning and use of Libras in society through videoconferencing? This investigation aims to multiply the teaching of Libras with teaching graduates through training, which aims to dupen the teaching of this language for multiplication. This research is considered mixed, as it integrates quantitative and qualitative methods. Starting from the training experience in a Secondary Level Technical-Professional Course that trains teachers (Teaching), the graduates demonstrated an interest in continuing contact with the language through continued training, through this learning, it becomes possible to expand the communication between deaf and hearing people who are in the areas where these graduates work. To this end, we began with individual interviews, which recived invitations by email with the syllabus. Seven meetings were held through the Google MEET platform and the eighth was in person, as the need to conclude in person was felt, thus filling in gaps left over from the distance meetings. On that day when the graduates were in person, the final questionnaire was administered, to compare the answers in the initial interview with the ideas developed during the meetings. These meetings, which had the initial purpose of training, turned into a “collaborative community”, due to the richness of the participants’ contributions, the data collected in this investigation were treated using content analysis and thus arriving at the main results, in order to contribute effectively within society, making more hearing people able to communicate with deaf people. |
Descrição: | Acompanha produto educacional: "Ações para multiplicar o ensino de libras com pessoas egressas do magistério no norte pioneiro do Paraná por meio de videoconferência" |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34363 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
acoesmultiplicalibrascomegressas.pdf | 11,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
formacaoegressaslibras_produto.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons