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Título: Modelagem matemática na perspectiva da análise de modelos: indícios do pensamento matemático avançado no estudo de equações diferenciais ordinárias
Título(s) alternativo(s): Mathematical modeling from the perspective of model analysis: indications of advanced mathematical thinking in the study of ordinary differential equations
Autor(es): Giroti, Nabila Iasbik
Orientador(es): Borssoi, Adriana Helena
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Equações diferenciais ordinárias
Modelos matemáticos
Tecnologia
Engenharia - Estudo e ensino
Mathematics - Study and teaching
Ordinary differential equations
Mathematical models
Technology
Engineering - Study and teaching
Data do documento: 19-Abr-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: GIROTI, Nabila Iasbik. Modelagem matemática na perspectiva da análise de modelos: indícios do pensamento matemático avançado no estudo de equações diferenciais ordinárias. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.
Resumo: A presente pesquisa tem como tema a Modelagem Matemática na perspectiva da Análise de Modelos e visa investigar aspectos do Pensamento Matemático Avançado (PMA) de estudantes de um curso de Engenharia Mecânica em aulas de Equações Diferenciais Ordinárias (EDO). A pesquisa está associada à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que vem implementando diversas iniciativas em resposta às taxas elevadas de evasão e reprovação em disciplinas que predominantemente abordam conteúdos matemáticos. A pesquisa também visa fomentar o emprego de tecnologias digitais no avanço da Modelagem Matemática, destacandose o estímulo à Simulação na Análise de Modelos clássicos em cursos de Engenharia. Além disso, buscou-se disponibilizar atividades de Modelagem Matemática que favoreçam o progresso e a observação do PMA dos alunos, com foco na Análise de Modelos clássicos provenientes da literatura, especialmente aqueles pertinentes a cursos de engenharia. Esta pesquisa discorreu sobre os pressupostos teóricos acerca da Modelagem Matemática, do Pensamento Matemático Avançado e da Análise de Modelos, com utilização de Simulação e uso de Tecnologias Digitais. A pesquisa é qualitativa, baseada na Análise de Conteúdo. A problemática visa buscar indícios do PMA dos alunos durante a realização de atividades de Modelagem Matemática na perspectiva da Análise de Modelos. Os participantes da pesquisa são alunos do 3º período de um curso de Engenharia e os dados foram coletados no contexto de aulas regulares e presenciais. Após a finalização da pesquisa, observou-se que o método analítico adotado destacou todos os processos do PMA, revelando sinais de abstração ao término das atividades, enquanto os demais processos foram identificados durante sua execução. Da mesma forma, na Análise de Modelos, percebeu-se que todas as fases foram abordadas conforme o desenvolvimento das atividades. No que tange à Modelagem Matemática, todas as etapas pertinentes foram seguidas; consequentemente, as atividades sugeridas atingiram os objetivos propostos, deste modo, concluímos que foi criado um ambiente que incentivou os estudantes a adotarem uma abordagem investigativa, assumindo o papel principal em sua própria aprendizagem ao estudarem tanto a aceleração de um corpo no Plano Inclinado quanto o movimento de um Pêndulo Simples. No entanto, tornou-se evidente que restringir as análises a um grupo específico reduz as características observáveis, particularmente quando as atividades têm o potencial de revelar várias outras evidências, ampliando assim o escopo da pesquisa para novas áreas. O Produto Educacional, que também é resultante da pesquisa, é um e-book interativo que contém duas atividades de Modelagem Matemática com o objetivo de evidenciar o PMA dos alunos por meio da Análise de Modelos e da aplicação prática desses conceitos. Este produto procura oferecer atividades que permitam aos estudantes aplicarem seus conhecimentos em situações-problemas ao mesmo tempo que pode contribuir para a mobilização do Pensamento Matemático Avançado dos estudantes.
Abstract: This research focuses on Mathematical Modeling from the perspective of Model Analysis and aims to investigate aspects of Advanced Mathematical Thinking (AMT) among students of a Mechanical Engineering course during Ordinary Differential Equations (ODE) classes. The research is associated with UTFPR, which has been implementing various initiatives in response to high dropout and failure rates in subjects that predominantly cover mathematical content. The research also seeks to promote the use of digital technologies in advancing Mathematical Modeling, particularly emphasizing the encouragement of Simulation in the Analysis of classical Models in Engineering courses. Furthermore, it aimed to provide Mathematical Modeling activities that facilitate the progress and observation of students' Advanced Mathematical Thinking, focusing on the Analysis of classical Models from the literature, especially those relevant to engineering courses. This research discussed the theoretical assumptions about Mathematical Modeling, Advanced Mathematical Thinking, and Model Analysis, with the use of Simulation and Digital Technologies. The research is qualitative, based on Content Analysis. The problem seeks to find evidence of students' Advanced Mathematical Thinking during the performance of Mathematical Modeling activities from the perspective of Model Analysis. The research participants are students from the 3rd period of an Engineering course, and data were collected in the context of regular and in-person classes. After the research was completed, it was observed that the adopted analytical method highlighted all the processes of AMT, revealing signs of abstraction at the end of the activities, while the other processes were identified during their execution. Similarly, in Model Analysis, it was noticed that all phases were addressed according to the development of activities. Regarding Mathematical Modeling, all pertinent steps were followed; consequently, the suggested activities achieved the proposed objectives. Thus, we conclude that an environment was created that encouraged students to adopt an investigative approach, taking the lead role in their own learning as they studied both the acceleration of a body on an Inclined Plane and the motion of a Simple Pendulum. However, it became evident that restricting analyses to a specific group reduces the observable characteristics, particularly when the activities have the potential to reveal several other evidences, thus broadening the scope of research to new areas. The Educational Product, also a result of the research, is an interactive e-book containing two Mathematical Modeling activities aimed at highlighting the students' Advanced Mathematical Thinking through Model Analysis and the practical application of these concepts. This product seeks to offer activities that allow students to apply their knowledge in problem situations while contributing to the mobilization of students' Advanced Mathematical Thinking.
Descrição: Acompanha produto educacional: "Atividades de modelagem matemática com análise de modelos de equações diferenciais ordinárias"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34360
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