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dc.creatorSantos, Douglas Garcia dos-
dc.date.accessioned2024-08-07T20:52:56Z-
dc.date.available2024-08-07T20:52:56Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Douglas Garcia dos. Games digitais e hipertexto: a produção de sentido no MMORPG World of Warcraft. 2024. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34349-
dc.description.abstractThis work starts from the assumption that the player of the game World of Warcraft performs readings in multiple semioses while playing and uses a non-linear support to give meaning to the narrative, which brings the game closer to a hypertext reading. Therefore, this research aims to explore the hypertextual dynamics present in the game World of Warcraft and analyze how these dynamics influence sense-making and player experience under the light of hypertext theory.ographic. Methodologically, this is an applied nature research, with a qualitative approach and ethnographic basis. The theoretical contribution to situate games and technologies in the current context seeks support in works of Cupani (2017); Rüdiger (2016); Mattar (2010), Santos; Alves (2006, 2013); McGonigal (2012, 2017); Leffa & Pinto (2014); Natale (2013) and to understand the changes in reading over time, relies on Fischer (2006); Baitello(2014); Flusser (2013) e Chartier (2002; 1999). The analysis of the research object will be anchored in the works of Xavier (2013), Gomes (2011); Xavier, Marcuschi (2004); Landow (2006); Lévy (1993; 2003); Santaella e Noth (2015); and Santaella (2004; 2021). When making decisions, working in teams, and devising strategies, the player develops a specific reading competence, essential for understanding and fluency in the game. It is through these skills that the narrative becomes more or less complex, allowing more skilled players to navigate with greater dexterity. Through this discussion, the aim is to counter the view that games are not reading activities, showing that the hypertexts present in the game are fundamental mechanisms for the production of meaning. The research also highlights the importance of schools exploring interactive and hypertextual narratives to stimulate the development of reading skills and value different types of readings and readers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectJogos para computadorpt_BR
dc.subjectJogos de fantasiapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectSistemas hipertextopt_BR
dc.subjectWorld of Warcraft (Jogo)pt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectComputer gamespt_BR
dc.subjectFantasy gamespt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectHypertext systemspt_BR
dc.subjectWorld of Warcraft (Game)pt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleGames digitais e hipertexto: a produção de sentido no MMORPG World of Warcraftpt_BR
dc.title.alternativeDigital games and hypertext: the production of meaning in the MMORPG World of Warcraftpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho parte do pressuposto de que o jogador do game World of Warcraft realiza leituras em múltiplas semioses enquanto joga e utiliza-se de um suporte não linear para dar sentido à narrativa, o que aproxima o jogo de uma leitura em hipertexto. Assim, esta pesquisa intenta explorar a dinâmica hipertextual presente no jogo World of Warcraft e analisar como essa dinâmica influencia na produção de sentido e na experiência do jogador sob a luz da teoria dos hipertextos. Metodologicamente, tratase de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e base etnográfica. O aporte teórico para situar os games e as tecnologias no contexto atual busca respaldo em trabalhos de Cupani (2017); Rüdiger (2016); Mattar (2010), Santos; Alves (2006, 2013); McGonigal (2012, 2017); Leffa e Pinto (2014); Natale (2013) e para compreender as mudanças de leitura no decorrer do tempo apoia-se em Fischer (2006); Baitello (2014); Flusser (2013) e Chartier (2002; 1999); Santaella (2021). A análise do objeto da pesquisa será ancorada nas obras de Xavier (2013), Gomes (2011); Xavier, Marcuschi (2004); Landow (2009); Lévy (1993; 2003); Santaella e Nöth (2015); Santaella (2004; 2021). Para percorrer o labirinto hipertextual que é o WoW, é necessário navegar em uma rede complexa que exige habilidades estratégicas e interpretativas. Ao tomar decisões, trabalhar em equipe e traçar estratégias, o jogador desenvolve uma competência específica de leitura, essencial para a compreensão e fluência no jogo. É através dessas habilidades que a narrativa se torna mais ou menos complexa, assim jogadores mais habilidosos conseguem navegar com maior destreza. Por meio dessa discussão, busca-se contrapor a visão de que games não são atividades de leitura, mostrando que os hipertextos presentes no jogo são mecanismos fundamentais para a produção de sentido. A pesquisa também destaca a importância de as escolas explorarem narrativas interativas e hipertextuais para estimular o desenvolvimento de habilidades de leitura e valorizar diferentes tipos de leituras e de leitores.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0002-2549-9373pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0908078492700503pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Marcelo Fernando de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2206-1472pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4315132452111762pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Ana Paula Pinheiro da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6951-6425pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4943005730602856pt_BR
dc.contributor.referee2Camargo, Hertz Wendel de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4639-0553pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2778413245735367pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Marcelo Fernando de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2206-1472pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4315132452111762pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
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