Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34347
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Grecco, Luana Rafaela | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-07T14:13:53Z | - |
dc.date.available | 2024-08-07T14:13:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-08 | - |
dc.identifier.citation | GRECCO, Luana Rafaela. Uma abordagem da educação financeira crítica através da resolução de problemas. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34347 | - |
dc.description | Acompanha guia didático para o professor: "Metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de educação financeira através da resolução de problemas" | pt_BR |
dc.description.abstract | The research investigated how the Mathematics Teaching-Learning-Evaluation Methodology through Problem Solving, focusing on real financial problems, can be used critically in teaching. The research is qualitative, and the participants were eighth-year elementary school students at a public school in the city of Rolândia, Paraná. The research instruments were two generating problems. Data were collected through students' written productions and recorded and transcribed audios, the moment of problem solving, observations and records in the teacherresearcher's field diary. The data were categorized into two moments (problem resolution and plenary) and analyzed based on the theoretical framework and the research objective. Along with the research, the Educational Product "Methodology of Teaching-Learning-Evaluation of Financial Education through Problem Solving” was produced, containing the problems worked on and validated, as well as guidelines and new problem suggestions for teachers who want to explore the topic. The results indicate that Financial Education, when explored through Problem Solving, enabled students to reflect on real-world financial issues, providing opportunities for the development of critical analysis and decision-making skills when conducting financial planning. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Problemas, questões, exercícios | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Financial literacy | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Examinations, questions, etc | pt_BR |
dc.subject | Fundamental education | pt_BR |
dc.title | Uma abordagem da educação financeira crítica através da resolução de problemas | pt_BR |
dc.title.alternative | An approach to critical financial education through problem solving | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa investigou como a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas com foco em problemas financeiros, pode ser utilizada de forma crítica no ensino. A pesquisa é do tipo qualitativa e os participantes foram alunos de oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Rolândia, Paraná. Os instrumentos de pesquisa foram dois problemas geradores sobre o tema. Os dados foram coletados por meio das produções escritas dos alunos e dos áudios gravados e transcritos, do momento da resolução dos problemas, das observações e registros no diário de campo da professora-pesquisadora. Os dados foram categorizados em dois momentos (da resolução do problema e da plenária) e analisados com base no referencial teórico e no objetivo da pesquisa. Juntamente à pesquisa, foi produzido o Produto Educacional “Metodologia de EnsinoAprendizagem-Avaliação de Educação Financeira através da Resolução de Problemas”, contendo os problemas trabalhados e validados, bem como orientações e novas sugestões de problemas para professores que queiram explorar a temática. Os resultados indicam que a Educação Financeira, ao ser explorada através da Resolução de Problemas, possibilitou aos alunos reflexões sobre questões financeiras do mundo real, oportunizando o desenvolvimento de habilidades de análise crítica e tomada de decisão ao realizar um planejamento financeiro. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3628595287509359 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Justulin, Andresa Maria | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8269689492704497 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Justulin, Andresa Maria | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8269689492704497 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Allevato, Norma Suely Gomes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9614794595123496 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Morais, Rosilda dos Santos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8411023309452408 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.capes | Engenharia/Tecnologia/Gestão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EducacaoFinanceiraResolucaodeProblemas.pdf | 5,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
EducacaoFinanceiraResolucaodeProblemas_produto.pdf | 17,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons