Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34342
Título: | Oportunidades de aprendizagem profissional acerca do raciocínio matemático: vivências de uma professora durante um processo formativo professional |
Título(s) alternativo(s): | Learning opportunities about mathematical reasoning: experiences of a teacher during a formative process |
Autor(es): | Trevisolli, Rosemeire Favaro Lisse |
Orientador(es): | Trevisan, Andre Luis |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Professores - Formação Aprendizagem Ensino - Orientação profissional Mathematics - Study and teaching Teachers, Training of Learning Teaching - Vocacional guidance |
Data do documento: | 22-Mai-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | TREVISOLLI, Rosemeire Favaro Lisse. Oportunidades de aprendizagem profissional acerca do raciocínio matemático: vivências de uma professora durante um processo formativo. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa se desenvolve a partir de um projeto de formação continuada, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – campus Cornélio Procópio e Londrina, destinado a professores que ensinam Matemática em diferentes níveis de escolaridade. O processo formativo foi organizado baseado no modelo PLOT (Professional Learning Opportunities for Teacher), por ser um modelo que viabiliza a promoção de oportunidades de aprendizagem a professores, e inserimos, neste contexto, o ciclo PDR (Planejamento, Desenvolvimento, Reflexão), no qual os participantes da formação acompanham todo o processo de Planejamento, Desenvolvimento e Reflexão de uma aula. O foco de estudo nesta formação, que se desenvolveu no primeiro semestre de 2023, foi a compreensão dos processos e entendimentos essenciais do Raciocínio Matemático (RM). Partindo desse contexto, a pesquisa teve por objetivo analisar as oportunidades de aprendizagem profissional (OAP) acerca do Raciocínio Matemático, seus processos e entendimentos, vivenciados por uma professora participante de um processo formativo, nas etapas de planejamento, desenvolvimento e reflexão de uma aula. A natureza do estudo é qualitativa, de cunho interpretativo, e a análise incidiu sobre os dados produzidos por uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando diferentes OAP acerca do RM que foram declaradas por ela ou puderam ser inferidas dos dados em cada uma das etapas dos ciclos PDR. Essas OAP foram segmentadas em dois grupos: Conhecimento Especializado do RM e Conhecimento Pedagógico do RM, que foi organizado em duas categorias: Conhecimento do RM e do ensino e Conhecimento do RM e dos estudantes. Dessa forma, conclui-se que a promoção de ações formativas que privilegiam OAP em relação ao RM, podem resultar em um avanço no processo de aprendizagem dos estudantes e na melhoria da proficiência na aprendizagem da Matemática. |
Abstract: | This research develops on a continuing education project at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) – Cornélio Procópio and Londrina campus, aimed at teachers who teach mathematics at different levels of schooling. The training process was organized based on the PLOT model (Professional Learning Opportunities for Teachers), as it is a model that makes it is possible to promote learning opportunities for teachers, in this context we included the PDR cycle (Planning, Development, Reflection), in which training participants follow the entire process of Planning, Developing and Reflecting of a class. The focus of study in this training, which took place in the first semester of 2023, it was on understanding the essential processes and understandings of Mathematical Reasoning (MR). Starting from this context, the research aimed to analyze the professional learning opportunities (PLO) about Mathematical Reasoning, its processes, and understandings, experienced by a teacher participating in a training process, in the stages of planning, developing, and reflecting on a class. The nature of this study is qualitative and interpretative, and the analysis focused on the data produced by a teacher of Primary School on Early Years, highlighting different OAPs about RM that were declared by her or could be inferred from the data in each of the stages of the PDR cycles. These OAPs were segmented into two groups: Specialized Knowledge of MR and Pedagogical Knowledge of MR, the latter being organized into two categories: Knowledge of MR and teaching and Knowledge of MR and students. In this way, it can be concluded that the promotion of training actions that focus on OAP about MR can result in progress in the student's learning process and improve the proficiency in learning mathematics. |
Descrição: | Acompanha produto educacional: "Oportunidades de aprendizagem profissional acerca do raciocínio matemático: um relato para formadores de professores que ensinam matemática" |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34342 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
oportunidadesaprendizagemraciociniomatematico.pdf | 3,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
oportunidadesaprendizagemraciociniomatematico_produto.pdf | 780,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons