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dc.creatorHirata, Marcio Sadao-
dc.date.accessioned2024-08-06T14:48:04Z-
dc.date.available2024-08-06T14:48:04Z-
dc.date.issued2024-07-31-
dc.identifier.citationHIRATA, Marcio Sadao. Um estudo da resistência cardiorrespiratória: um fator de qualidade de vida para alunos da educação básica. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34341-
dc.descriptionAcompanha produto educacional: "Oficina para formação de professores envolvendo a resistência cardiorrespiratória como fator de qualidade de vida para alunos da educação básica"pt_BR
dc.description.abstractCardiorespiratory endurance is a very important physical capacity or fitness for human health. It intensely works the body's major systems: respiratory and circulatory. In this work, pulmonary ventilation and oxygenation of the muscles by the oxygen carried by the blood occur. The development of physical capacity and cardiorespiratory endurance can be a qualityof-life factor for students in the early years of basic education. The objective of this work is to create a continuous training instrument that is easy to implement, but with a strong theoretical basis for teachers on the development of cardiorespiratory endurance as a way of improving quality of life and creating the habit of practicing physical activities in their students. In this context even though various types of media show that creating the habit of practicing physical activity is healthy and even prophylactic for various pathologies and metabolic syndromes, our population is still resistant to this practice. However, as our children can experience this in a compulsory subject in nursery, primary and secondary education, backed by the Law on the Guidelines and Basis of Brazilian Education, we should take advantage of this moment to encourage our students to do this. The subject of Physical Education, although compulsory in basic education, according to the LDB, still has no regulation on what should be taught in its classes, thus leaving ample room for work and different objectives, unlike past legislation. The aim of this work is to create an easy-to-use continuing education tool, but with a strong theoretical basis for teachers on the development of cardiorespiratory endurance as a way of improving quality of life and creating a habit of practicing physical activity in their students. Participants in continuing education through workshops showed in their records that this instrument achieved its objectives, as they understood the benefits of developing cardiorespiratory endurance in basic education students, in addition to understanding what it is for and how they can use this physical capacity as a form of physical development and to improve the quality of life of its students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.ptpt_BR
dc.subjectExercícios físicospt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectProfessores de educação físicapt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectExercisept_BR
dc.subjectQuality of lifept_BR
dc.subjectPhysical education teacherspt_BR
dc.subjectSchool childrenpt_BR
dc.titleUm estudo da resistência cardiorrespiratória: um fator de qualidade de vida para alunos da educação básicapt_BR
dc.title.alternativeA study of cardiorespiratory endurance: a quality-of-life fator for basic education studentspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA resistência cardiorrespiratória é uma capacidade ou aptidão física muito importante para a saúde do ser humano. Ela trabalha intensamente os grandes sistemas do organismo: respiratório e circulatório. Neste trabalho ocorre a ventilação pulmonar e a oxigenação dos músculos pelo oxigênio transportado pelo sangue. O desenvolvimento dessa capacidade física pela resistência cardiorrespiratória pode ser um fator de qualidade de vida para os alunos dos anos iniciais da Educação Básica. O objetivo desse trabalho é criar um instrumento de formação continuada de fácil execução, porém com um forte embasamento teórico para o docente sobre o desenvolvimento da resistência cardiorrespiratória como forma de melhoria da qualidade de vida e criação de hábito da prática de atividades físicas em seus alunos. Nesse contexto, notase que, apesar de vários tipos de mídia mostrarem que a criação do hábito de praticar atividade física seja saudável e até mesmo profilática para várias patologias e síndromes metabólicas, nossa população ainda é resistente a essa prática, porém como nossas crianças tem a oportunidade de vivenciar essas experiências em uma disciplina obrigatória na Educação Infantil, fundamental e ensino médio, respaldada pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira, deveríamos aproveitar esse momento para estimular nossos alunos a essa prática. A disciplina de Educação Física, embora de matrícula obrigatória na Educação Básica, segundo a LDB, ainda não tem uma regulamentação sobre o que deve ser ministrado em suas aulas, deixando assim ampla margem de trabalhos e objetivos diversos, diferente de legislação passada. Os participantes da formação continuada por meio dessas oficinas evidenciaram nos seus registros que este instrumento atingiu seus objetivos, pois eles compreenderam os benefícios do desenvolvimento da resistência cardiorrespiratória nos alunos da Educação Básica, além de entenderam para que serve e como podem utilizar essa capacidade física como forma de desenvolvimento físico e para a melhoria da qualidade de vida de seus alunos.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0005-4567-9998pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1170909184599681pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Armando Paulo da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8186-051Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6724994186659242pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Armando Paulo da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6724994186659242pt_BR
dc.contributor.referee2Damasceno, Eduardo Filgueiras-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7333630388674575pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Rudolph dos Santos Gomes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3796193323524023pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
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