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dc.creatorIhlenfeld, Walter-
dc.date.accessioned2024-08-05T21:08:16Z-
dc.date.available2024-08-05T21:08:16Z-
dc.date.issued2024-04-22-
dc.identifier.citationIHLENFELD, Walter. Desenvolvimento de equipamento de baixo custo para condução de pesquisa de campo dinâmica em conforto ambiental em espaços abertos. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34336-
dc.description.abstractMonitoring systems based on microcontrollers emerge as an alternative to conventional environmental comfort monitoring devices, overcoming the limitations imposed by the relative high cost of commercially available professional equipment. To understand environmental comfort conditions at the pedestrian level more broadly, integrating measurements of microclimatic variations in thermal ambiance, illuminance levels, noise and air quality, a customized low-backpack prototype was developed for driving ar dynamic field research. The prototype, called PLEMS, consists of a set of sensors that allows users to georeferenced assessment of the environmental conditions of the urban environment in a multi-point manner. This work presents the prototype development stages with a subjective analysis of thermal comfort heated by questionnaires at five points with different construction configurations on a university campus. Dynamic monitoring campaigns were carried out in the autumn and winter seasons of 2023, as well as in the summer of 2024. In total, 113 volunteers participated in the research, in which the instrumentation responded satisfactorily to variations in environmental conditions resulting from the different microclimates experienced in each of the points of the circuit to which the backpack was exposed, thus enabling a dynamic assessment of the environmental parameters and the thermal perception of the interviewed volunteers. The results of the campaigns showed environmental differences between the points, particularly considering the short distances traveled between them. Although previous studies indicated in the literature have successfully developed relatively low-cost monitoring devices, the lack of information on the construction of prototypes, the need for sensors or the lack of knowledge about microelectronics prevented other researchers from reproducing and using this equipment. Proposed. The present research showed that it is possible to build an accurate and easy-to-use mobile environmental comfort monitoring station.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEspaços abertospt_BR
dc.subjectMicrocontroladorespt_BR
dc.subjectConforto humanopt_BR
dc.subjectAlgorítmos computacionais - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectDetectores - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectOpen spacespt_BR
dc.subjectMicrocontrollerspt_BR
dc.subjectHuman comfortpt_BR
dc.subjectComputer algorithms - Developmentpt_BR
dc.subjectDetectors - Evaluationpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de equipamento de baixo custo para condução de pesquisa de campo dinâmica em conforto ambiental em espaços abertospt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of low-cost equipment for conducting dynamic field research on environmental comfort in open spacespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoOs sistemas de monitoramento baseados em microcontroladores emergem como uma alternativa aos dispositivos convencionais de monitoramento de conforto ambiental, ultrapassando as limitações impostas pelo relativo alto custo dos equipamentos profissionais disponíveis comercialmente. Para compreender as condições de conforto ambiental ao nível do pedestre de forma mais ampla, integrando medições de variáveis microclimáticas de ambiência térmica, níveis de iluminância, ruído e qualidade do ar, desenvolveu-se um protótipo do tipo mochila de baixo custo para a condução de pesquisas de campo dinâmicas. O protótipo, denominado PLEMS, constitui-se de um conjunto de sensores que permitem aos usuários a avaliação georreferenciada das condições ambientais do meio urbano de forma multipontual. Apresenta-se neste trabalho as etapas de desenvolvimento do protótipo com uma análise subjetiva de conforto térmico apoiada por questionários em cinco pontos com diferentes configurações construtivas de um campus universitário. Campanhas de monitoramento dinâmicas foram realizadas nas estações de outono e inverno de 2023, bem como no verão de 2024. Ao todo, 113 voluntários participaram da pesquisa, na qual a instrumentação respondeu satisfatoriamente às variações das condições ambientais decorrentes dos diferentes microclimas percorridos em cada um dos pontos do circuito ao qual a mochila foi exposta, possibilitando assim uma avaliação dinâmica dos parâmetros ambientais e da percepção térmica dos voluntários entrevistados. Os resultados das campanhas mostraram diferenças ambientais entre os pontos, particularmente considerando as curtas distâncias percorridas entre eles. Embora estudos anteriores identificados na literatura tenham desenvolvido com sucesso dispositivos de monitoramento de baixo custo relativo, a falta de informação sobre a construção dos protótipos, a calibração necessária dos sensores ou a falta de conhecimento sobre microeletrônica impediram que outros pesquisadores reproduzissem e utilizassem esses equipamentos propostos. A presente pesquisa mostrou que é possível construir uma estação móvel de monitoramento de conforto ambiental precisa e fácil de usar.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-6196-5664pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2465279299180022pt_BR
dc.contributor.advisor1Krüger, Eduardo Leite-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2895-5530pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3128835556092119pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Leder, Solange Maria-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3784-4461pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4107324653658983pt_BR
dc.contributor.referee1Krüger, Eduardo Leite-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2895-5530pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3128835556092119pt_BR
dc.contributor.referee2Callejas, Ivan Julio Apolonio-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7877-7029pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7395380953207614pt_BR
dc.contributor.referee3Gobo, João Paulo Assis-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4461-2570pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6216803824187190pt_BR
dc.contributor.referee4Leder, Solange Maria-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-3784-4461pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4107324653658983pt_BR
dc.contributor.referee5Gadda, Tatiana Maria Cecy-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-7918-2104pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1544476939496232pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Civilpt_BR
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