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dc.creatorLima, Felipe Augusto-
dc.date.accessioned2024-08-05T14:35:21Z-
dc.date.available2024-08-05T14:35:21Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.citationLIMA, Felipe Augusto. Perfil de consumo de café por alunos e servidores da UTFPR – campus Campo Mourão. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34329-
dc.description.abstractWith its widespread consumption globally, coffee, as presently utilized, has undergone numerous adaptations, weaving into the history, culture, and social fabric of many civilizations. Given its significance, understanding consumption patterns within population segments is crucial for targeted marketing strategies or consumer profiling. This study focuses on identifying the coffee consumption profile of students and staff at the Federal Technological University of Paraná, Campo Mourão campus. Through an online questionnaire comprising 22 questions, including demographic details, multiple-choice queries, and checkbox-format inquiries, 455 complete responses were gathered. This method facilitated the collection of pertinent data on subjects like courses, income, selection criteria, preferences, and motivations for coffee consumption. The results, analyzed descriptively, provide insightful observations into the respondents' consumption profiles. The study of coffee consumption at UTFPR reveals its essential role in academic and professional routines, featuring daily prevalence, specific time preferences, and strong social connections. Reasons for abstaining from coffee include flavor disapproval. Notable aspects include traditional methods and brand loyalty. Coffee culture extends beyond energy-seeking, influencing social moments. These results offer valuable insights revealing preference according to the consumer profile in an academic community.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectAlimentos - Consumopt_BR
dc.subjectBebidaspt_BR
dc.subjectConsumidorespt_BR
dc.subjectCafépt_BR
dc.subjectFood consumptionpt_BR
dc.subjectBeveragespt_BR
dc.subjectConsumerspt_BR
dc.subjectCoffeept_BR
dc.titlePerfil de consumo de café por alunos e servidores da UTFPR – campus Campo Mourãopt_BR
dc.title.alternativeCoffee consumption profile among students and staff at UTFPR – campus Campo Mourãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoCom seu consumo consolidado em todo o mundo, o café, como é utilizado atualmente, é uma bebida que já passou por inúmeras adaptações, fazendo parte da história, da cultura e do arranjo social de muitas civilizações. Tendo em vista a importância desse produto, conhecer o perfil de consumo em segmentos da população é relevante para direcionar estratégias de marketing ou segregar perfil de consumidores. O presente trabalho trata-se de um estudo para identificar o perfil de consumo de café de alunos e servidores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão. Ao longo deste trabalho, aplicou-se um questionário on-line contendo 22 perguntas, das quais cinco eram de natureza demográfica, nove eram de múltipla escolha e oito eram apresentadas em formato de caixa de seleção, gerando um total de 455 respostas completas. Este método permitiu a coleta de dados relevantes, abordando temas como cursos, renda, critérios de escolha, preferências e motivações para o consumo de café, entre outras questões pertinentes, os resultados foram tabulados e analisados de forma descritiva e trazem insights pertinente sobre o perfil de consumo dos participantes da pesquisa. O estudo do consumo de café na UTFPR revelou que o café se faz essencial nas rotinas acadêmicas e profissionais do campus, com prevalência de consumo nos intervalos das rotinas, sem preferência por horários específicos e forte conexão social. Já as motivações para evitar o café incluem a desaprovação do sabor. Os métodos tradicionais de consumo como o café em pó coado sejam adoçados ou não, e a fidelidade a marcas são notáveis. A cultura do café vai além da busca por energia, influenciando momentos sociais. Estes resultados oferecem insights valiosos revelando a preferência de acordo com o perfil do consumidor em uma comunidade acadêmica.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Fuchs, Renata Hernandez Barros-
dc.contributor.advisor-co1Cardoso, Flávia Aparecida Reitz-
dc.contributor.referee1Fuchs, Renata Hernandez Barros-
dc.contributor.referee2Gozzo, Angela Maria-
dc.contributor.referee3Tanamati, Augusto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Alimentos e Engenharia Químicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Alimentospt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::ENGENHARIA DE ALIMENTOSpt_BR
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