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dc.creatorRibeiro, Raday de Carvalho-
dc.date.accessioned2024-08-05T11:49:09Z-
dc.date.available2024-08-05T11:49:09Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Raday de Carvalho. Integração da ergonomia na formação dos engenheiros civis: uma análise dos currículos brasileiros. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34326-
dc.description.abstractThis dissertation looks at ergonomics as an interdisciplinary science that involves physiology, work psychology and anthropometry, with a focus on adapting the work environment to human characteristics to facilitate work and increase efficiency. This science is dedicated to understanding and optimizing the interaction between human beings and their working environment. By considering both the physical elements of the environment and the tasks performed by professionals, ergonomics seeks to create conditions that promote well-being, health and efficiency in the workplace. Analysing and applying ergonomic principles contributes to the development of safer, more effective and sustainable work processes. Integrating ergonomics into the construction industry is fundamental to promoting a safe, efficient and sustainable working environment. This study aims to investigate the presence of ergonomics in the training of civil engineers by evaluating the curricula of civil engineering courses in Brazil, to assess how ergonomic knowledge is integrated into the training process of civil engineers. As a methodological tool, the bibliographic-documentary research procedure was used to investigate how ergonomics is incorporated into civil engineering programs. The documentary analysis included a systematic review of the pedagogical projects of 82 institutions, through a thorough survey of bibliographical sources, standards and technical documents. The conclusion is that there is a significant gap in academic training, with most courses neglecting global, social, environmental and occupational health aspects. This omission can negatively affect professionals' ability to address wide-ranging issues, especially in an environment such as the construction site, where interdisciplinarity is crucial. The lack of emphasis on ergonomics represents a challenge for the proper training of civil engineers. The absence of a more effective approach to ergonomics indicates a disconnect between academic training and the practical needs of the professional sector. The lack of integration of ergonomic concepts in the preparation of future civil engineers jeopardizes their ability to deal with the complex and multifaceted challenges that arise on construction sites, thus increasing the potential risk of accidents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEngenharia civil - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectCurrículos - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Currículospt_BR
dc.subjectCivil engineering - Study and teachingpt_BR
dc.subjectHuman engineeringpt_BR
dc.subjectCurriculum evaluationpt_BR
dc.subjectUniversities and colleges - Curriculapt_BR
dc.titleIntegração da ergonomia na formação dos engenheiros civis: uma análise dos currículos brasileirospt_BR
dc.title.alternativeIntegration of ergonomics in the training of civil engineers: an analysis of Brazilian curriculumspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA dissertação aborda a Ergonomia como uma ciência interdisciplinar que envolve fisiologia, psicologia do trabalho e antropometria, com foco na adaptação do ambiente de trabalho às características do homem para facilitar o trabalho e aumentar a eficiência. Essa ciência é dedicada a compreender e otimizar a interação entre os seres humanos e seu ambiente de trabalho. Ao considerar tanto os elementos físicos do ambiente quanto as tarefas realizadas pelos profissionais, a ergonomia busca criar condições que promovam o bem-estar, a saúde e a eficiência no local de trabalho. A análise e a aplicação dos princípios ergonômicos contribuem para o desenvolvimento de processos de trabalho mais seguros, eficazes e sustentáveis. A integração da ergonomia na construção civil é fundamental para promover um ambiente de trabalho seguro, eficiente e sustentável. O objetivo deste estudo é investigar a presença da ergonomia na formação dos engenheiros civis por meio de uma avaliação dos currículos dos cursos de Engenharia Civil no Brasil, com o intuito de avaliar como os conhecimentos ergonômicos são integrados ao processo de formação dos engenheiros civis. Como ferramenta metodológica, empregou-se o procedimento de pesquisa bibliográfico-documental, por meio do qual investigou-se como a ergonomia é incorporada nos cursos de engenharia civil. A análise documental incluiu a revisão sistemática dos projetos pedagógicos de 82 instituições, mediante um minucioso levantamento de fontes bibliográficas, normas e documentos técnicos. Conclui-se que há uma lacuna significativa na formação acadêmica, com a maioria dos cursos negligenciando aspectos globais, sociais, ambientais e de saúde no trabalho. Essa omissão pode afetar negativamente a capacidade dos profissionais de abordar questões abrangentes, especialmente em um ambiente como o canteiro de obras, onde a interdisciplinaridade é crucial. A falta de ênfase na Ergonomia representa um desafio para a formação adequada dos engenheiros civis. A ausência de uma abordagem mais eficaz na Ergonomia indica uma desconexão entre a formação acadêmica e as necessidades práticas do setor profissional. A falta de integração de conceitos ergonômicos na preparação dos futuros engenheiros civis compromete a habilidade desses profissionais em lidar com os desafios complexos e multifacetados que surgem nos canteiros de obras, aumentando, portanto, o risco potencial de acidentes.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1704-6032pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2038652614975693pt_BR
dc.contributor.advisor1Michaloski, Ariel Orlei-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5802-3764pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3016288410389201pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Xavier, Antonio Augusto de Paula-
dc.contributor.advisor-co1IDhttp://lattes.cnpq.br/1328761093168892pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1328761093168892pt_BR
dc.contributor.referee1Michaloski, Ariel Orlei-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5802-3764pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3016288410389201pt_BR
dc.contributor.referee2Braghini Junior, Aldo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9388-3073pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1542491584454798pt_BR
dc.contributor.referee3Tusset, Angelo Marcelo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3144-0407pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1204232509410955pt_BR
dc.contributor.referee4Amorim, Paula Karini Dias Ferreira-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-2909-0500pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3060561160947107pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

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