Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34313
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Bruna Coutrim de-
dc.date.accessioned2024-08-01T17:29:16Z-
dc.date.available2024-08-01T17:29:16Z-
dc.date.issued2024-03-01-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Bruna Coutrim de. Apropriação de um sistema de informação: um estudo de caso na Universidade Federal do Paraná - UFPR. 2024. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34313-
dc.description.abstractThe transformations taking place in the nature of work and organizations cannot be understood without taking into account both the technological changes and the institutional contexts that are reshaping organizational activity. Due to this assumption, studies that explain and understand the nature and consequences of techno-social phenomena that increasingly permeate our lives are considered relevant. The present work aimed to analyze the appropriation of a work organization tool mandatory for use in a Federal Public University from the perspective of the tool’s users. Therefore, it was decided to develop a single case study at a Federal Public University to understand the process of implementing a work tool, a new technology. Starting with the perspective of the tool’s users and using Activity Theory as a theoretical lens, the process of appropriating the technology was analyzed, how the practices were disseminated, what were the main barriers encountered, and what the situation is at the moment. Semi-structured interviews and document analysis were carried out for data collection. The documents researched were resolutions, ordinances, memorandums, manuals, decrees, federal government laws, and information published on the official websites of researched institution and the Federal Government. The procedure for analyzing the data was carried out using meaning cores. Through the analysis of qualitative material, this procedure aims to grasp the meanings that constitute the content of the informants’ speech through cores of meaning. The analysis made it possible to highlight seven nuclei: a) rules, b) community, c) division of labor, d) mediators, e) innovation, f) contradictions, and g) appropriation. From the analysis of the research data, it can be observed that the appropriation took place in collaboration and interaction with people; that is, the appropriation of technological systems occurs from the process that involves social and individual aspects, critical reflections on experiences past, which results in the process of construction of meaning, the ability to transform the functionality of the tool, assigning it different uses, according to their way of perceiving and being in the world, that is, the subject does not remain passive in contact with the instrument.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectTecnologia - Serviços de informaçãopt_BR
dc.subjectUsuários de computadorpt_BR
dc.subjectDivisão do trabalhopt_BR
dc.subjectSistemas de informação gerencialpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Paranápt_BR
dc.subjectTechnological innovationspt_BR
dc.subjectTechnology - Information servicespt_BR
dc.subjectComputer userspt_BR
dc.subjectDivision of laborpt_BR
dc.subjectManagement information systemspt_BR
dc.titleApropriação de um sistema de informação: um estudo de caso na Universidade Federal do Paraná - UFPRpt_BR
dc.title.alternativeAppropriation of an information system: a case study at the Federal University of Paraná - UFPRpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAs transformações que acontecem na natureza do trabalho e das organizações não podem ser compreendidas sem levar em conta tanto as mudanças tecnológicas quanto os contextos institucionais que estão remodelando a atividade organizacional. Por esse pressuposto, consideram-se relevantes os estudos que explicam e compreendem a natureza e as consequências dos fenômenos tecno-sociais que, cada vez mais, permeiam nossas vidas. O presente trabalho objetivou analisar a apropriação de uma ferramenta de organização do trabalho, de uso obrigatório, em uma universidade pública federal, a partir da perspectiva dos usuários da ferramenta. Desse modo, optou-se por desenvolver um estudo de caso único em uma universidade pública federal, para compreender como foi o processo de implantação de uma ferramenta de trabalho, ou seja, uma nova tecnologia. Iniciando com a perspectiva dos usuários da ferramenta e utilizando como lente teórica a Teoria da Atividade, analisou-se o processo de apropriação da tecnologia, como as práticas foram difundidas, quais foram as principais barreiras encontradas e qual a situação no momento. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os documentos pesquisados foram: resoluções, portarias, memorandos, manuais, decretos, leis do Governo Federal e as informações publicadas nos sites oficiais da instituição pesquisada e do Governo Federal. O procedimento para análise dos dados foi realizado por meio dos núcleos de significado. Por meio da análise de material qualitativo, esse procedimento visa apreender os sentidos que constituem o conteúdo do discurso dos sujeitos informantes através de núcleos de significação. A análise permitiu destacar sete núcleos: a) regras; b) comunidade; c) divisão do trabalho; d) mediadores; e) inovação; f) contradições; g) apropriação. A partir da análise dos dados da pesquisa, pode-se observar que a apropriação se deu na colaboração e interação com as pessoas, ou seja, a apropriação dos sistemas tecnológicos ocorre a partir do processo que envolve aspectos sociais e individuais, reflexões críticas sobre experiências passadas, que resulta em um processo de construção de sentido, capacidade de transformar a funcionalidade da ferramenta, atribuindo a ela diferentes usos, de acordo com sua maneira de perceber e de estar no mundo, isto é, o sujeito não permanece passivo no contato com o instrumento.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-5690-5974pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3127476179180664pt_BR
dc.contributor.advisor1Canopf, Liliane-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1686-1783pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2258231016603094pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carvalho, Andriele de Pra-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0266-8595pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8290738827565231pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Andriele de Pra-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0266-8595pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8290738827565231pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Danielle Denes dos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8902-4137pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7345676312428024pt_BR
dc.contributor.referee3Pezarico, Giovanna-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5576-6685pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2031390761559720pt_BR
dc.contributor.referee4Canopf, Liliane-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-1686-1783pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2258231016603094pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.subject.capesAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
apropriacaosistemainformacao.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons