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Título: Trajetórias e consolidação do curso superior de enfermagem no município de Pato Branco - PR
Título(s) alternativo(s): Trajectories and consolidation of the higher nursing course in the municipality of Pato Branco - PR
Autor(es): Ferreira, Jaqueline Bernardi
Orientador(es): Oliveira, Marlize Rubin
Palavras-chave: Educação superior
Enfermagem
Enfermagem - História
Education, Higher
Nursing
Nursing - History
Data do documento: 27-Mai-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: FERREIRA, Jaqueline Bernardi. Trajetórias e consolidação do curso superior de enfermagem no município de Pato Branco - PR. 2024. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024.
Resumo: Esta dissertação está inserida no campo da Educação Superior (ES), especificamente na linha de pesquisa de Educação e Desenvolvimento do Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O objetivo principal foi analisar as trajetórias e a consolidação da ES na área de Enfermagem no município de Pato Branco, Paraná, bem como identificar a sociogênese a partir da expansão e interiorização da ES. Buscou também compreender a relação dos órgãos regionais de saúde com esse contexto e fatores ligados à profissionalidade de enfermeiras egressas. A dissertação foi estruturada em cinco capítulos com base principalmente em Aníbal Quijano, Boaventura de Sousa Santos, Catherine Walsh, Enrique Dussel, Walter Mignolo e Hélgio Trindade. A pesquisa, de abordagem qualitativa, partiu da análise documental e de entrevistas com interlocutoras que tiveram relação direta com a implementação do curso de Enfermagem no município. A análise foi realizada através de uma matriz metodológica com marcadores de colonialidade e decolonialidade. Os principais resultados demonstram uma complexa interação entre os marcadores que influenciam o contexto educacional e profissional da área. Entre os marcadores, destaca-se a predominância de estruturas econômicas coloniais na configuração educacional, refletida na ênfase na economia globalizada e na perspectiva eurocêntrica de desenvolvimento, que marginaliza saberes locais. No entanto, sinais de decolonialidade são identificados na interiorização da educação superior em saúde, na valorização de uma formação sensível às questões sociais e na oferta de cursos noturnos para promover a inclusão social e a diversidade. A resistência à teoria em favor da prática na formação profissional e a lógica utilitarista, que prioriza o mercado de trabalho em detrimento de uma educação crítica e emancipadora, são desafios a serem enfrentados. A integração multiprofissional e a interdisciplinaridade emergem como vertentes decoloniais importantes para uma atuação mais colaborativa no campo da saúde.
Abstract: This dissertation is situated in the field of Higher Education (HE), specifically in the research line of Education and Development of the Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). The main objective was to analyze the trajectories and consolidation of HE in the Nursing area in the municipality of Pato Branco, Paraná, as well as to identify the sociogenesis resulting from the expansion and internalization of HE. It also sought to understand the relationship of regional health agencies with this context and factors related to the professionalism of graduate nurses. The dissertation was structured in five chapters based mainly on Aníbal Quijano, Boaventura de Sousa Santos, Catherine Walsh, Enrique Dussel, Walter Mignolo, and Hélgio Trindade. The research, with a qualitative approach, started from document analysis and interviews with interlocutors who had a direct relationship with the implementation of the Nursing course in the municipality. The analysis was conducted through a methodological matrix with markers of coloniality and decoloniality. The main results demonstrate a complex interaction between the markers that influence the educational and professional context of the area. Among the markers, the predominance of colonial economic structures in the educational configuration stands out, reflected in the emphasis on the globalized economy and the Eurocentric perspective of development, which marginalizes local knowledge. However, signs of decoloniality are identified in the internalization of higher education in health, in the valorization of training sensitive to social issues, and in the offer of evening courses to promote social inclusion and diversity. The resistance to theory in favor of practice in professional training and the utilitarian logic, which prioritizes the labor market to the detriment of a critical and emancipatory education, are challenges to be faced. Multiprofessional integration and interdisciplinarity emerge as important decolonial aspects for more collaborative action in the health field.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34289
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