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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34283
Título: | Fatores de avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem no contexto da educação a distância |
Título(s) alternativo(s): | Factors for evaluating virtual learning environments in the context of distance education |
Autor(es): | Oliveira, Lucas de |
Orientador(es): | Zarelli, Paula Regina |
Palavras-chave: | Ensino à distância Ensino auxiliado por computador Internet na educação Ambientes virtuais compartilhados - Avaliação Aprendizagem Tecnologia educacional Distance education Computer-assisted instruction Internet in education Shared virtual environments - Evaluation Learning Educational technology |
Data do documento: | 28-Fev-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | OLIVEIRA, Lucas de. Fatores de avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem no contexto da educação a distância. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024. |
Resumo: | Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), têm fornecido o suporte tecnológico necessário para o impulsionamento da Educação a Distância. Especialmente após a pandemia da COVID-19 esta modalidade apresenta-se como uma tendência educacional. Diante deste cenário, tem-se a importância de identificar fatores relevantes para avaliação de AVAs e sua utilização no contexto da Educação a Distância (EaD). Neste cenário, a presente pesquisa tem por objetivo a criação de um painel de fatores de avaliação para Ambientes Virtuais de Aprendizagem. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou a revisão de literatura para identificação de alguns fatores e posteriormente a aplicação do método Delphi para validação e mensuração da relevância dos respectivos fatores. Para tal, contou-se com a contribuição de cinco especialistas em EaD e AVAs da UTFPR, campus Curitiba. A pesquisa apresentou vinte e quatro fatores, agrupados em sete categorias: Adaptabilidade, Interatividade, Usabilidade, Monitoramento, Acessibilidade, Confiabilidade e Manutenibilidade. Por fim, estes fatores foram apresentados aos especialistas que puderam atribuir um grau de relevância e contribuir com apontamentos de acordo com a sua visão para cada fator apresentado. Em um segundo momento, realizou-se a análise das opiniões individuais para formação de uma opinião coletiva que foi submetida aos especialistas para atribuição do grau de concordância com as respectivas análises Por fim, resultou-se que vinte fatores foram considerados relevantes e obtiveram consenso quanto as análises apresentadas. Estima-se que o painel proposto possa contribuir com gestores, administradores e atores educacionais na avaliação e implementação de AVAs em instituições de ensino. |
Abstract: | Virtual Learning Environments (VLEs) have provided the necessary technological support for the advancement of Distance Education. Especially after the COVID-19 pandemic, this modality emerges as an educational trend. In this scenario, it is important to identify relevant factors for evaluating VLEs and their use in the context of Distance Education (DE). In this context, the present research aims to create an evaluation panel for Virtual Learning Environments. The qualitative research used literature review to identify some factors and subsequently the Delphi method was applied for validation and measurement of the relevance of the respective factors. For this, the contribution of five DE and VLE specialists from UTFPR, campus Curitiba, was questioned. The research presented twenty-four factors, grouped into seven categories: Adaptability, Interactivity, Usability, Monitoring, Accessibility, Reliability, and Maintainability. Finally, these factors were presented to the specialists who could assign a degree of relevance and contribute with points according to their vision for each presented factor. Secondly, individual opinions were analyzed to form a collective opinion that was submitted to the specialists for agreement with the respective analyses. Finally, it was found that twenty factors were considered relevant and achieved consensus regarding the presented analyses. It is estimated that the proposed panel can contribute to managers, administrators, and educational actors in the evaluation and implementation of VLEs in educational institutions. |
Descrição: | Acompanha: Guia referencial para avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem no contexto da educação a distância |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34283 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional |
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