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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34234
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Vicentin, Gabriel Henrique Ceolin | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T15:31:22Z | - |
dc.date.available | 2024-07-25T15:31:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-13 | - |
dc.identifier.citation | VICENTIN, Gabriel Henrique Ceolin. Reestruturação geométrica no trecho da PR-444 em cruzamento a rua tangará e estrada aliança na cidade de Arapongas-PR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34234 | - |
dc.description.abstract | The urban expansion, and consequently the increase in circulating vehicles impact directly on the road systems. The city of Arapongas, comprises a stretch of the PR-444, state highway that separate the dense urban area from the rural area, however, with the expansion and demand of vehicles increasing, the actual road system, intersections and crossings are becoming obsolete and unsafe for the population. The rural area separated by the highway is expected to be expanded with two popular constructions within two years, so there is not study on the suitability of the stretch that connects this two parts of the city. Based on this premise, a traffic study was carried out, analyzing the capacity of intersection, volume of vehicles per hour that circulate in all directions, aim of enabling an interconnection on this road. If a intersection in level are not being able to promote basic safety to an road, it must be replaced by a slope intersection, a solution chosen and adapted according to the normative guidelines. Executing and sizing a geometric projection for a possible solution, was possible to see the difficulties found in carrying out this adaptation, so that the simulated numbers of future traffic, and with the expansive tendency of the increasing of the population, more adaptations may also be required in the future. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.subject | Tráfego urbano | pt_BR |
dc.subject | Planejamento urbano | pt_BR |
dc.subject | Estradas - Interferências e interseções | pt_BR |
dc.subject | City traffic | pt_BR |
dc.subject | City planning | pt_BR |
dc.subject | Roads - Interchanges and intersections | pt_BR |
dc.title | Reestruturação geométrica no trecho da PR-444 em cruzamento a rua tangará e estrada aliança na cidade de Arapongas-PR | pt_BR |
dc.title.alternative | Geometric restructuring on the section of PR-444 at the crossing of rua tangará and road aliança in the city of Arapongas-PR | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A expansão urbana, e consequentemente dos veículos circulantes impacta diretamente os sistemas viários existentes. O município de Arapongas compreende um trecho da rodovia estadual PR-444 que divide pontos urbanos densos dos rurais, entretanto com a expansão e demanda de veículos aumentando, as vias existentes, interseções e cruzamentos acabam se tornando obsoletos e não seguros para a população. A região rural separada pela rodovia possui previsão para uma expansão por dois empreendimentos populares em até dois anos, portanto não há nenhum estudo sobre a adequação do trecho que liga as duas partes da cidade. Através dessa premissa, um estudo de tráfego foi feito, analisando a capacidade da interseção e o volume de veículos por hora que circulam em todos os sentidos, com objetivo de viabilizar uma interconexão no local. A interseção em nível não sendo capaz de promover uma segurança viária básica aos modais deve ser substituída para uma interseção em desnível, solução escolhida e adaptada conforme as orientações normativas. Com a execução dos dimensionamentos e projeção geométrica de uma solução, foi possível ver as dificuldades encontradas para realizar essa adequação, tanto que com os números simulados de tráfego futuro, e com a tendência expansiva da população aumentando, pode-se também necessitar de maiores adequações no futuro. | pt_BR |
dc.degree.local | Apucarana | pt_BR |
dc.publisher.local | Apucarana | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Verdade, Lucas Lauer | - |
dc.contributor.referee1 | Verdade, Lucas Lauer | - |
dc.contributor.referee2 | Aguiar, Claudinei Rodrigues de | - |
dc.contributor.referee3 | Pereira, Priscila Pini | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | AP - Engenharia Civil |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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