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Título: Modelo de contratação ágil do Tribunal de Contas da União: um estudo de caso etnográfico
Título(s) alternativo(s): Agile outsourcing model of the Federal Court of Accounts: an ethnographic case study
Autor(es): Almeida, Lazaro Benicio de
Orientador(es): Seca Neto, Adolfo Gustavo Serra
Palavras-chave: Desenvolvimento ágil de software
Gerenciamento ágil de projetos
Terceirização
Etnologia
Análise de conteúdo (Comunicação)
Serviço público - Produtividade do trabalho
Brasil. Tribunal de Contas da União
Agile software development
Agile project management
Contracts - Contracting out
Ethnology
Content analysis (Communication)
Civil service - Labor productivity
Brazil. Tribunal de Contas da União
Data do documento: 27-Fev-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ALMEIDA, Lazaro Benicio de. Modelo de contratação ágil do Tribunal de Contas da União: um estudo de caso etnográfico. 2024. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: Modelos de contratação especificam o acordo entre cliente e fornecedor sobre como serão feitas e remuneradas as atividades terceirizadas de desenvolvimento de software. Na administração pública federal o modelo de contratação de alocação de profissional de TI, com pagamento vinculado a resultados é obrigatório. Neste estudo etnográfico, analisamos o modelo de contratação ágil do Tribunal de Contas da União (TCU), investigando opiniões de três grupos envolvidos: idealizadores do modelo, desenvolvedores internos e desenvolvedores externos. Avaliamos as dimensões de definição, produtividade, qualidade, satisfação dos donos de produto e satisfação no trabalho. Por meio de análise de conteúdo, descobrimos que a maioria dos participantes possuem opiniões positivas sobre as dimensões analisadas neste modelo, em comparação com outros modelos em que os participantes já trabalharam. Destacamos a importância dos códigos “Melhor comunicação, integração e pertencimento entre equipes” e dos “Níveis Mínimos de Serviço” neste modelo contratual. Adicionalmente, observamos que o modelo ágil do TCU não tem equivalente na literatura científica de contratações ágeis.
Abstract: Contracting models specify the agreement between client and vendor on how outsourced software development activities will be conducted and remunerated. In the Brazilian federal government, the model of IT professional allocation, with payment linked to results is mandatory. In this ethnographic study, we analyzed the agile contracting model of the Federal Court of Accounts (TCU), investigating the opinions of three groups involved: model designers, internal developers and external developers. We evaluated the dimensions of definition, productivity, quality, product owners’ satisfaction and job satisfaction. Through content analysis, we found that the majority of participants have positive opinions on the dimensions analyzed in this model, compared to other models in which the participants have worked. We highlight the importance of the codes “Better communication, integration and belonging between teams” and “Minimum Service Levels” in this contractual model. Additionally, we observe that the TCU agile model has no equivalent in the scientific literature on agile contracting.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34147
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