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Título: A força argumentativa da emoção em cartas de autoapresentação para novas amizades
Título(s) alternativo(s): The argumentative strength of emotion in self-introduction letters for new friends
Autor(es): Silva, Evelyn da
Orientador(es): Catelão, Evandro de Melo
Palavras-chave: Autoapresentação
Emoções
Cartas
Análise do discurso
Relações humanas
Textos - Análise
Self-presentation
Emotions
Letters
Discourse analysis
Interpersonal relation
Texts - Analysis
Data do documento: 28-Ago-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Evelyn da. A força argumentativa da emoção em cartas de autoapresentação para novas amizades. 2024. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: A autoapresentação é um tipo de ação discursiva que permite que os sujeitos possam falar sobre si, desde características físicas até suas preferências particulares, como valores, histórico pessoal e outras informações. Como gênero do discurso, a carta de autoapresentação possibilitou, e ainda possibilita, em alguns casos, mesmo que raros no contexto contemporâneo, visto o alcance das plataformas digitais, a interação entre interlocutores, em determinados contextos de interação, como nas seções de cartas do leitor e/ou correspondência, particularmente presentes nos anos 70 e 80 nas revistas femininas. Com interesse nesse tipo de interação, este estudo tem o objetivo de analisar o emprego da emoção como recurso argumentativo no gênero carta de “autoapresentação para novas amizades”. Nesses limites, interessa-nos, particularmente, observar marcas do discurso patêmico (discurso emocionado), principalmente embasados nos estudos da retórica e da nova retórica. O chamado discurso emocionado ou de modalidade patêmica parece ser a modalidade argumentativa que mais se destaca no quesito pluralidade, visto que o ser humano, em algum momento da vida, já foi guiado por sentimentos e emoções, elementos que podem ser suscitados como recurso argumentativo na adesão à tese e, por essa distinção, é o cerne para a análise desta pesquisa. Ao considerar a concepção aristotélica de que as relações humanas se fundamentam na e pela linguagem, é coerente inferir que as interações sociodiscursivas e suas formas intencionais de agir sobre o outro sejam relevantes objetos de estudo. Para esta pesquisa, o foco será o emprego de recursos argumentativos na exposição de emoções em cartas de autoapresentação pessoal para o cumprimento de uma ação visada. Este estudo terá como ponto de partida as teorias delineadoras da Análise Textual Discursiva (ATD) e da Teoria da Argumentação no Discurso (TAD), de acordo com as concepções de Adam (2019); Amossy (2018); Cavalcante et al (2022); Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996). A partir dessas considerações, a modalidade patêmica da argumentação terá como pontos direcionadores os estudos de Breton (1999); Charaudeau (2017); Plantin (2008). A construção do ethos discursivo de cada autora incrementarão a base científica da análise da presente dissertação, com foco nos conceitos defendidos por Amossy (2018). O corpus compreende uma amostra de seis cartas de autoapresentação, todas escritas por mulheres, retiradas de uma coletânea de 324 correspondências, remetidas em resposta a um anúncio publicado na seção Cantinho da Amizade da revista Capricho, em 4 de julho de 1973.
Abstract: Self-presentation is a type of discursive action that allows subjects to talk about themselves, from physical characteristics to their particular preferences, such as values, personal history and other information. As a speech genre, the self-introduction letter enabled, and still enables, in some cases, even if rare in the contemporary context, given the reach of digital platforms, interaction between interlocutors, in certain interaction contexts, such as in the letters sections of the reader and/or correspondence, particularly present in the 70s and 80s in women’s magazines. With an interest in this type of interaction, this study aims to analyze the use of emotion as an argumentative resource in the “self-introduction letter for new friendships” genre. Within these limits, we are particularly interested in observing marks of pathetic speech (emotional speech), mainly based on studies of rhetoric and new rhetoric. The socalled emotional or pathetic speech seems to be the argumentative modality that stands out most in terms of plurality, since human beings, at some point in their lives, have already been guided by feelings and emotions, elements that can be raised as an argumentative resource in adherence to the thesis and, due to this distinction, it is the core of the analysis of this research. When considering the Aristotelian conception that human relationships are based on and through language, it is coherent to infer that sócio-discursive interactions and their intentional ways of acting on others are relevant objects of study. For this research, the focus will be on the use of argumentative resources in the exposure of emotions in personal self-introduction letters to carry out a targeted action. This study will have as its starting point the outlining theories of Discursive Textual Analysis (ATD) and the Theory of Argumentation in Discourse (TAD), according to the concepts of Adam (2019); Amossy (2018); Cavalcante et al (2022); Perelman and Olbrechts-Tyteca (1996). Based on these considerations, the pathetic modality of argumentation will have as its guiding points the studies of Breton (1999); Charaudeau (2017); Plantin (2008). The construction of each author’s discursive ethos will increase the scientific basis of the analysis of this dissertation, focusing on the concepts defended by Amossy (2018). The corpus comprises a sample of six self-introduction letters, all written by women, taken from a collection of 324 correspondence, sent in response to an advertisement published in the Cantinho da Amizade section of Capricho magazine, on July 4, 1973.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34146
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