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dc.creatorMaciel, Vana Jhulia Martins-
dc.creatorSilva, Vinícius Eduardo da-
dc.date.accessioned2024-07-22T15:32:03Z-
dc.date.available2024-07-22T15:32:03Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.citationMACIEL, Vana Jhulia Martins; SILVA, Vinícius Eduardo da. Literatura e sociedade: o dialogismo entre Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll, e o período vitoriano. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34143-
dc.description.abstractLewis Carroll’s Alice in Wonderland (1865) can be looked at from various epistemological perspectives, given the variety of themes and meanings observed in it. This final paper proposes an analysis of this story, translated by Nicolau Sevcenko in 2009, especially with regard to some parallels between elements of the narrative and the patterns and customs of Victorian society. In order to understand Carroll’s text, we have tried to understand what fantasy and nonsense are – literary modes that structure the narrative of Alice in Wonderland. For these topics, scholars such as Tzevtan Todorov (2004), David Roas (2014) and scholars of nonsense in Carroll’s texts have been important. We have also tried to learn a little about the Carroll’s life and work, in order to understand the process and context in which the story was created. Finally, we have verified some relevant characteristics of Victorian society so that we could draw some parallels with Carroll’s work, highlighting possible critical elements of the Victorian Era. Alice in Wonderland reveals metaphors that allude to the social relations presented through representative elements of the time that shape the plot. This work aims to highlight how literature is intrinsically linked to society, using the work as a vehicle to explore and understand critical aspects of Victorian society and, furthermore, seeking to find elements that are favorable (or not) to our formation as readers and appreciators of reading and culture.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectLiteratura - Análisept_BR
dc.subjectLiteratura inglesapt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectLiterature - Analysispt_BR
dc.subjectEnglish literaturept_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.titleLiteratura e sociedade: o dialogismo entre Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll, e o período vitorianopt_BR
dc.title.alternativeLiterature and society: dialogism between Alice in wonderland, by Lewis Carroll, and the victorian periodpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAlice no País das Maravilhas (1865), de Lewis Carroll, pode ser vista de acordo com várias perspectivas epistemológicas, dada a variedade de temas e sentidos nela observados. Este trabalho de conclusão de curso propõe a realização de uma análise desta história, traduzida por Nicolau Sevcenko, em 2009, especialmente, no que diz respeito a alguns paralelos entre elementos da narrativa e padrões e costumes da sociedade vitoriana. A fim de entendermos o texto de Carroll, procuramos compreender o que vem a ser a fantasia e o nonsense – modos literários que estruturam a narrativa de Alice no País das Maravilhas. Para estes tópicos, estudiosos como Tzevtan Todorov (2004), David Roas (2014) e estudiosos do nonsense em textos de Carroll foram importantes. Procuramos, também, conhecer um pouco sobre a vida e a obra de Lewis Carroll, a fim de entendermos o processo e o contexto de criação da história. Por fim, verificamos algumas características relevantes da sociedade vitoriana para que pudéssemos estabelecer alguns paralelos com a obra de Carroll, destacando possíveis elementos críticos à Era Vitoriana. Alice no País das Maravilhas revela metáforas que aludem às relações sociais apresentadas por meio de elementos representativos da época que moldam a trama. Este trabalho visa evidenciar como a literatura está intrinsecamente ligada à sociedade, utilizando a obra como um veículo para explorar e compreender aspectos críticos da sociedade vitoriana e, além disso, procurando encontrar elementos que sejam favoráveis (ou não) à nossa formação enquanto leitores e apreciadores de leitura e cultura.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Stankiewicz, Mariese Ribas-
dc.contributor.referee1Stankiewicz, Mariese Ribas-
dc.contributor.referee2Zago, Leandro-
dc.contributor.referee3Camilotti, Camila Paula-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
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