Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34142
Título: | Entre sendas pós-coloniais e pós-modernas: análise intermidiática de O retrato do rei e Bacurau |
Título(s) alternativo(s): | Between post-colonial and post-modern paths: intermediatic analysis of O retrato do rei and Bacurau |
Autor(es): | Dellani, Lais dos Santos |
Orientador(es): | Fioruci, Wellington Ricardo |
Palavras-chave: | Intermidialidade Pós-modernismo Pós-colonialismo Intermediality Postmodernism Postcolonialism |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | DELLANI, Lais dos Santos. Entre sendas pós-coloniais e pós-modernas: análise intermidiática de O retrato do rei e Bacurau. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023. |
Resumo: | Este trabalho realiza uma análise intermidiática do filme Bacurau (2019) de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho, e do livro O Retrato do Rei (1991) de Ana Miranda. Esta pesquisa se dá devido à inexistência de debates intermidiáticos entre estas obras com uma perspectiva pós-moderna e pós-colonial. Foi realizado um levantamento bibliográfico das teorias aqui mencionadas através de autores como Linda Hutcheon (1991) para delimitar as fronteiras do pós-modernismo, Claus Clüver (2006), para elucidar a intermidialidade, e Hommi Bhabha (1998), para esclarecer o pós-colonialismo. Ademais, foi feita uma investigação da autora e dos diretores, a fim de contextualizá-los nestas teorias, assim como suas obras. E, por meio dessa relação, foi proposto a tessitura de uma leitura crítica destas obras que têm como foco o Brasil, sua construção histórico-social e suas mazelas. Os resultados da análise indicam que os elementos pós-modernos e pós-coloniais se fazem presentes através do texto e intertextos presentes nas obras. |
Abstract: | This essay conducts an intermediatic analysis of the movie Bacurau (2019) by Juliano Dornelles and Kleber Mendonça Filho, and the book O Retrato do Rei (1991) by Ana Miranda. This research is based on the premise of the inexistence of post-modern and post-colonial intermidiatic debates amongst these works. It was made a literature review of the post-modern theories through authors such as Linda Hutcheon (1991) to delimit the borders of postmodernism, Claus Clüver (2006), to elucidate intermediality, and Hommi Bhabha (1998), to clarify the post-colonialism. Furthermore, an investigation of the author and directors was carried out in order to contextualize them in these theories, as well as their works. And, through this relation, it was proposed to establish a critical analysis of the works that have Brazil as their focus, as well as the social-historical construction and the misfortunes of the country. The results of the analysis indicate the post-modern and post-colonial elements are present explicitly and implicitly through the texts and intertextuality in the works. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34142 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
intermidialidaderomancefilme.pdf | 799,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons