Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34141
Título: O conteúdo produzido no Instagram para o ensino de inglês: propostas para a sala de aula
Título(s) alternativo(s): The content produced on Instagram for english teaching: proposals for the classroom
Autor(es): Dalla Costa, Maria Luisa
Orientador(es): Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira
Palavras-chave: Língua inglesa
Instagram (Rede social on-line)
Aprendizagem ativa
English language
Instagram (Electronic resource)
Active learning
Data do documento: 29-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: DALLA COSTA, Maria Luisa. O conteúdo produzido no Instagram para o ensino de inglês: propostas para a sala de aula. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar propostas didáticas para o ensino de Língua Inglesa utilizando o conteúdo veiculado e produzido no Instagram. Em específico, visou-se propor atividades para o desenvolvimento linguístico em Língua Inglesa para uma turma de ensino médio, relacionar os conteúdos do Instagram às competências e habilidades apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular e recomendar a utilização de conteúdo do Instagram para o desenvolvimento de estudantes críticos, autônomos e ativos. Para tanto, a pedagogia pós-método e as metodologias ativas deram o suporte necessário à discussão teórica e ao planejamento das aulas. Assim, além de inserir novas mídias ao ensino formal, foram adotadas abordagens e perspectivas que vão de acordo com os objetivos do trabalho. Observou-se que aliar a Língua Inglesa à essas mídias e práticas é importante para formar jovens capazes de exercer plenamente a cidadania e atender às demandas complexas da vida pessoal e do mercado de trabalho no século XXI.
Abstract: This study aims to present didactic proposals for English language teaching using content produced and broadcast on Instagram. Specifically, it aims to propose activities for linguistic development in English for a high school class, relate Instagram content to the skills and abilities presented by the Base Nacional Comum Curricular and recommend the use of Instagram content for the development of critical, autonomous and active students. To this end, postmethod pedagogy and active methodologies provided the necessary support for the theoretical discussion and class planning. Thus, in addition to introducing new media into formal teaching, the approaches and perspectives adopted align with the research objectives. It was noted that combining the English language teaching with these media and practices is important to prepare students to be capable of fully exercising citizenship and meeting the complex demands of personal life and the job market in the 21st century.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34141
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
instagrampropostadidaticaingles.pdf485,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons