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dc.creatorMaciel, Giulia Maitê-
dc.creatorSartori, Sara Cristina Lavandoski-
dc.date.accessioned2024-07-22T15:10:07Z-
dc.date.available2024-07-22T15:10:07Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.citationMACIEL, Giulia Maitê; SARTORI, Sara Cristina Lavandoski. Ensino bilíngue: uma análise do material didático de inglês utilizado em um projeto piloto na educação infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34137-
dc.description.abstractThis final paper addresses the theme of bilingualism in a context of language teaching in Brazil through the analysis of a bilingual teaching project and its respective didactic material implemented in a context of Early Childhood Education in the private sector in the southwestern region of Paraná. From a theoretical point of view, a review of the relevant guiding documents for this theme in the school curriculum is presented, in addition to offering a brief review of concepts related to bilingualism. This text explores discussions about bilingualism in Brazil, also introduces the concept of translanguaging and analyzes the theme in documents from the Ministry of Education and the National Book and Didactic Material Program (PNLD). This paper presents a qualitative analysis of the didactic material used in the Bilingual Education Project – MEPIL (Mendes, 2023), which focuses on the Portuguese-English language pair. Initially, the analysis focuses on the project implemented in a private kindergarten. Subsequently, a mapping of the activities proposed in the material was carried out, considering the Fields of Experience present in the National Common Curricular Base (Base Nacional Comum Curricular - BNCC) (Brazil, 2018), as well as aspects of translanguaging. Thus, based on the analysis, it was possible to confirm the presence of the BNCC Fields of Experience proposed for Early Childhood Education and aspects of the translingual approach in both: in the Bilingual Education Project Early Childhood Education, Elementary and Secondary: Interactive and Playful Plurilingual Methodology (MEPIL) and in the corresponding didactic material, the Kids School III textbook.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectBilingüismopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectBilingualismpt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleEnsino bilíngue: uma análise do material didático de inglês utilizado em um projeto piloto na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeBilingual teaching: an analysis of the english didactic material used in a pilot project in early childhood educationpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso aborda o tema do bilinguismo em um contexto de ensino de línguas no Brasil por meio da análise de um projeto de ensino bilíngue e seu respectivo material didático implementados em um contexto da Educação Infantil no setor privado na região do sudoeste do Paraná. Sob o ponto de vista teórico, apresenta-se uma revisão dos documentos norteadores relevantes para esse tema no currículo escolar, além de se oferecer uma breve revisão de conceitos relacionados ao bilinguismo. O texto explora discussões sobre o bilinguismo no Brasil, também introduz o conceito de translinguagem e analisa o tema em documentos do Ministério da Educação e do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). O trabalho apresenta uma análise qualitativa do material didático utilizado no Projeto de Educação Bilíngue – MEPIL (Mendes, 2023), que se concentra no par linguístico português-inglês. Inicialmente, a análise se volta para o projeto implementado em uma escola de Educação Infantil da rede privada. Subsequentemente, foi feito um mapeamento das atividades propostas no material, considerando os Campos de Experiência presentes na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018), assim como aspectos da translinguagem. Assim, com base na análise, foram constatados a presença dos Campos de Experiência da BNCC propostos para a Educação Infantil e aspectos da abordagem translíngue em ambos: no Projeto De Educação Bilíngue Educação Infantil, Fundamental e Médio: Metodologia Plurilíngue Interativa e Lúdica (MEPIL) e no material didático correspondente, o livro didático Kids School III.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Winfield, Claudia Marchese-
dc.contributor.referee1Winfield, Claudia Marchese-
dc.contributor.referee2Parise, Lourdes Terezinha Graebin-
dc.contributor.referee3Dagios, Marcele Garbin-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

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