Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGodois, Cristiane Del Moro-
dc.creatorSagaz, Diego-
dc.date.accessioned2024-07-22T12:18:13Z-
dc.date.available2024-07-22T12:18:13Z-
dc.date.issued2023-06-23-
dc.identifier.citationGODOIS, Cristiane Del Moro; SAGAZ, Diego. Uma análise do tratamento da semântica no livro didático “Tecendo linguagens” e as propostas da BNCC para essa área. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34119-
dc.description.abstractThe present work consists of an analysis of the textbook "Tecendo Linguagens", by Oliveira; Araújo (2020), used in the sixth year of Elementary School 2, with the objective of verifying if it contemplates the guidelines proposed by the National Common Curricular Base (BNCC) for the teaching of semantics in the curricular component Portuguese language and whether it is in accordance with the literature in the area. The research is justified by the relevance of investigating the adequacy of the didactic material used in public schools in relation to the guidelines of the BNCC, as well as by the importance of teaching semantics for the linguistic formation of students. The study seeks to identify the linguistic phenomena addressed in the book, point out the BNCC's proposals for teaching semantics and verify whether the activities proposed by the book are in line with the curricular guidelines.To carry out the theoretical foundation and analysis, the theories of Muller (2021), Mesquita and Pedro (2014), Walnut and Barreto (2021), Duarte (2020), among others, were used. The analysis of the textbook and the proposals of the BNCC aims to offer subsidies for a reflection on the importance of the didactic systematization of semantics in the context of teaching and learning of the Portuguese language. The research concluded that the textbook "Tecendo Linguagens" approaches semantics, presenting activities and contents related to the theme. However, gaps were identified in relation to the suitability of these proposals to the BNCC, as well as the approach to semantics within the axis of linguistic analysis. A review and improvement of the book's proposals is recommended, in addition to providing support and continuing education to teachers for an adequate teaching of semantics. Awareness of the importance of semantics in the learning process is essential to promote effective communication and develop students' language skills.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectSemânticapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectSemanticspt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.titleUma análise do tratamento da semântica no livro didático “Tecendo linguagens” e as propostas da BNCC para essa áreapt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of the treatment of semantic in the textbook “Tecendo linguagens” and the BNCC proposals for this areapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em uma análise do livro didático "Tecendo Linguagens", de Oliveira e Araújo (2020) utilizado no sexto ano do Ensino Fundamental 2, com o objetivo de verificar se ele contempla as diretrizes propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino da semântica no componente curricular de língua portuguesa e se está de acordo com a literatura da área. A pesquisa se justifica pela relevância de investigar a adequação do material didático utilizado nas escolas públicas em relação às orientações da BNCC, bem como pela importância do ensino da semântica para a formação linguística dos alunos. O estudo busca identificar os fenômenos linguísticos abordados no livro, apontar as propostas da BNCC para o ensino da semântica e verificar se as atividades propostas pelo livro estão alinhadas com as diretrizes curriculares. Para efetuar e fundamentar teoricamente a análise foram utilizadas as teorias de Muller (2021), Mesquita e Pedro (2014), Nogueira e Barreto (2021), Duarte (2020), entre outros. A análise do livro didático e das propostas da BNCC visa oferecer subsídios para uma reflexão sobre a importância da sistematização didática da semântica no contexto do ensino-aprendizagem da língua portuguesa. A pesquisa concluiu que o livro didático "Tecendo Linguagens" aborda a semântica, apresentando atividades e conteúdos relacionados ao tema. No entanto, foram identificadas lacunas em relação à adequação dessas propostas à BNCC, bem como à abordagem da semântica dentro do eixo da análise linguística. Recomenda-se uma revisão e aprimoramento das propostas do livro, além de fornecer apoio e formação continuada aos professores para um ensino adequado da semântica. A conscientização sobre a importância da semântica no processo de aprendizagem é fundamental para promover uma comunicação efetiva e desenvolver habilidades linguísticas dos alunos.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Gritti, Letícia Lemos-
dc.contributor.referee1Muniz, Maria Ieda Almeida-
dc.contributor.referee2Lima, Anselmo Pereira de-
dc.contributor.referee3Gritti, Letícia Lemos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
semanticalivrodidaticobncc.pdf4,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons