Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34117
Título: Ensino da oralidade em língua inglesa por meio da plataforma “Inglês Paraná”
Título(s) alternativo(s): Teaching oral skills in English through the "Inglês Paraná" platform
Autor(es): Marcante, Leticia
Pereira, Silvana
Orientador(es): Dagios, Marcele Garbin
Palavras-chave: Oralidade na literatura
Letramento na internet
Tecnologia educacional
Estratégias de aprendizagem
Orality in literature
Internet literacy
Educational technology
Learning strategies
Data do documento: 22-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MARCANTE, Leticia; PEREIRA, Silvana. Ensino da oralidade em língua inglesa por meio da plataforma “Inglês Paraná”. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar como a oralidade em língua inglesa é abordada e desenvolvida na plataforma Inglês Paraná do 6º ano do Ensino Fundamental, disponibilizada às escolas públicas da rede estadual de ensino, e de que maneira ela articula conhecimentos com o que está previsto nos documentos oficiais da educação e com as teorias de ensino de línguas na atualidade. O interesse acerca da oralidade em língua inglesa surgiu a partir das observações feitas diariamente pelas pesquisadoras nas escolas, onde percebeu-se um baixo uso e frequência das habilidades de compreensão e produção oral, tão importantes e fundamentais nas aulas de Língua Inglesa. Por meio das teorias sobre o processo de ensino-aprendizagem de línguas, da perspectiva de língua presente nos documentos oficiais e o uso de tecnologias na educação, analisamos a plataforma “Inglês Paraná”, para verificarmos de que forma ela pode auxiliar nas aulas de Língua Inglesa, de que forma as atividades são desenvolvidas e se esse recurso digital é realmente um facilitador da aprendizagem. A metodologia de pesquisa priorizada foi a de cunho qualitativo e interpretativista, e a análise da plataforma verificou como a oralidade é trabalhada e apresentada aos estudantes, bem como se dá o seu respectivo funcionamento. A conclusão que obtemos com o estudo demonstra que a plataforma é um recurso digital importante para complementar o ensino de inglês em sala de aula. A plataforma aborda a oralidade e outras habilidades previstas na BNCC, e possui seus pontos positivos, como a tentativa de trazer uma metodologia ativa para as aulas, aumentando a autonomia, entusiasmo e concentração dos alunos, além de ampliar o acesso à informação e a diferentes culturas. Os pontos negativos observados são de que a plataforma não é acessível a todos os estudantes e os conteúdos são abordados de forma superficial e repetitiva, muitas vezes de maneira descontextualizada da realidade dos estudantes. Um fator de relevância verificado é que a inserção das tecnologias em sala de aula nos dias de hoje é fundamental, porém o ensino crítico e reflexivo da língua necessita estar presente também nos recursos digitais, para tornar a aprendizagem mais significativa e real.
Abstract: This research aims to analyze how the oral skill in English is approached and developed in the Inglês Paraná platform, made available to public schools in the state education network of Paraná, and how it articulates linguistic knowledge with what is foreseen in the official documents of the education and current language teaching theories. The questioning about teaching and learning oral skills in the English language arose from observations made daily by the researchers in schools, where a low use and frequency of this skill that is so important and fundamental in English language classes was noticed. Through theories about the language teaching-learning process, the language perspective present in official documents and the use of technologies in education, we analyzed the “Inglês Paraná” platform in order to verify how it can help in English classes, how the activities are developed and if this digital resource is really a learning facilitator for teachers and students. The prioritized research methodology was of a qualitative and interpretative nature, and the analysis of the platform verified how oral skills are presented to and developed by students, as well as its respective functioning. The conclusion obtained from the study demonstrates that the platform is an important digital resource to complement English teaching in the classroom. The platform addresses the oral skill and other skills provided by the BNCC, but it has its positive and negative aspects. The positive points are the attempt to bring an active methodology to the classes, increasing students' autonomy, enthusiasm and concentration, in addition to expanding access to information and different cultures. The negative points observed are that the platform is not accessible to all students and the contents are approached in a superficial and repetitive way, often out of context with the reality of the students. A relevant factor is that the insertion of technologies in the classroom nowadays is fundamental, but a critical and reflective language teaching process also needs to be present in digital resources, to make learning more meaningful and real.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34117
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
oralidadeplataformaingles.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons