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dc.creatorAraujo, Cassiane Antoniolli de-
dc.creatorTavella, Pricila-
dc.date.accessioned2024-07-22T12:14:43Z-
dc.date.available2024-07-22T12:14:43Z-
dc.date.issued2023-06-19-
dc.identifier.citationARAUJO, Cassiane Antoniolli de; TAVELLA, Pricila. A metaficção historiográfica em Dias & dias, de Ana Miranda. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34116-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the novel Dias e Dias, by Ana Miranda, with the main objective of identifying the characteristics of historiographic metafiction in the novel, focusing on the process of humanizing the poet Gonçalves Dias, the intertextuality, and the parody present in the work. Based on this, the analysis aims to understand how the reinterpretation of the past occurs, addressing not only the literary formation but also the historical formation of the country, through the historiographic metafiction proposed by Linda Hutcheon. When Ana Miranda incorporates the poetic work of Gonçalves Dias into the narrative, she contributes to the parody tradition and brings new contexts to his poetry. To support this study, it was necessary to discuss the boundaries between literature and history, as both are composed of discursive material. Also, the classic historical novel and the contemporary historical novel were discussed, highlighting some differences between these two genres. Moreover, the discussion about the characteristics of the metafiction and the historiographic metafiction is essential to identify such elements within the analyzed work. Finally, after the analysis of specific excerpts from the novel Dias e Dias, by Ana Miranda, it becomes evident that it is a contemporary historical novel that presents several elements of historiographic metafiction, such as parody, self-reflexivity, intertextuality, the presence of the historical past, and above all, the reconstruction of a certain event from another perspective - from the margin.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectGêneros literáriospt_BR
dc.subjectFicção românticapt_BR
dc.subjectMetaficçãopt_BR
dc.subjectLiterary formpt_BR
dc.subjectRomance fictionpt_BR
dc.subjectMetafictionpt_BR
dc.titleA metaficção historiográfica em Dias & dias, de Ana Mirandapt_BR
dc.title.alternativeThe historiographic metafiction in Dias & dias, by Ana Mirandapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a analisar o romance Dias e Dias de Ana Miranda, com o principal objetivo de identificar as características da metaficção historiográfica no romance, tendo como foco o processo de humanização do poeta Gonçalves Dias, a intertextualidade e a paródia presentes na obra. A partir disso, a análise visa compreender como acontece a releitura do passado, que aborda não só a formação literária, mas também a formação histórica do país, através da metaficção historiográfica proposta por Linda Hutcheon. No momento em que Ana Miranda incorpora a obra poética de Gonçalves Dias à narrativa, contribui para a tradição paródica e traz novos contextos para a sua poesia. Para fundamentar o presente estudo, fez-se necessário a discussão das fronteiras entre literatura e história, sendo que ambas são constituídas de material discursivo. Também, discutiu-se sobre o romance histórico clássico e o romance histórico contemporâneo, destacando algumas diferenças entre esses dois gêneros. Além disso, a discussão sobre as características da metaficção e metaficção historiográfica é imprescindível para identificar tais elementos dentro da obra analisada. Por fim, após a análise de trechos específicos da obra Dias e Dias, de Ana Miranda, fica evidente que se trata de um romance histórico contemporâneo, que apresenta vários elementos da metaficção historiográfica, como a paródia, a autorreferencialidade, a intertextualidade, a presença do passado histórico, e sobretudo a reconstrução de determinado fato a partir de outro ponto de vista - da margem. A metaficção historiográfica é uma vertente em evidência nos estudos acadêmicos e na produção literária brasileira, sendo assim, compreender seus recursos é determinante para uma leitura crítica.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Fioruci, Wellington Ricardo-
dc.contributor.advisor-co1Lima, Marcos Hidemi de-
dc.contributor.referee1Fioruci, Wellington Ricardo-
dc.contributor.referee2Lima, Marcos Hidemi de-
dc.contributor.referee3Batista, Sidinei Eduardo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
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