Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34115
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLaudelino, Nataly Aparecida-
dc.date.accessioned2024-07-22T12:13:21Z-
dc.date.available2024-07-22T12:13:21Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.citationLAUDELINO, Nataly Aparecida. Análise de material didático de língua inglesa: abordagens e métodos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34115-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the English textbook “Way to English”, from the collection “Way to English for Brazilian Learners”, Ática publisher, aimed for the 6th year of Elementary School, published in 2018. The Programa Nacional do Livro Didático distributed it for the 2020-2023 cycle. Through an analytical descriptive and bibliographical research, we sought to verify whether the work contemplates the aspects defended in the regulatory documents of education such as the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) and which teaching and learning Methods and Approaches of English are present in the collection. The research is justified because English textbooks are a way of accessing a foreign language and culture, in some contexts the only opportunity available to students and, because of this, they must be produced and selected carefully. To perform the textbook analysis, we used the concepts of the BNCC (BRASIL, 2018) and the ideas of Leffa (2016) about the English teaching and learning and some Methods and Approaches, such as: Grammar and Translation Method, Direct Method, Audiolingual Method and Communicative Approach. From the analysis, it was observed that the textbook mixes different approaches and methods of English teaching and learning, and also contemplates aspects such as interculturality, digital literacy and the conception of English as a “lingua franca” defended in the regulatory documents of education. However, we found that the book lacks activities that emphasize interaction, that is, activities that are in line with the Communicative Approach, and focuses too much on writing and reading skills, while orality in English is little explored.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectEnglish language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleAnálise de material didático de língua inglesa: abordagens e métodospt_BR
dc.title.alternativeEnglish teaching material analysis: approaches and methodspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa procura analisar o livro didático (LD) de Língua Inglesa (LI) “Way to English”, da coleção “Way to English for Brazilian Learners”, Editora Ática, destinado ao 6° ano do Ensino Fundamental e publicado em 2018. A obra foi distribuída às escolas pelo Programa Nacional do Livro Didático para o ciclo 2020-2023. Por meio de uma pesquisa analítico descritiva e bibliográfica, buscamos verificar se a obra contempla os aspectos defendidos nos documentos reguladores da educação tal como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) e quais Métodos e Abordagens de ensino-aprendizagem de LI estão presentes na coleção. A pesquisa se justifica porque os livros didáticos de LI se constituem numa via de acesso a uma língua e uma cultura estrangeira, em alguns contextos a única oportunidade de contato disponível aos alunos e, por isso, devem ser construídos e selecionados com atenção. Para realizar a análise do LD, utilizamos as concepções da BNCC (BRASIL, 2018) e as ideias de Leffa (2016) sobre o ensino-aprendizagem de LI e suas concepções sobre alguns Métodos e Abordagens, tais como: Método Gramática e Tradução, Método Direto, Método Audiolingual e Abordagem Comunicativa. A partir da análise, foi observado que o LD mescla diferentes abordagens e métodos de ensino-aprendizagem de LI e também contempla aspectos como a interculturalidade, o letramento digital e a concepção de Inglês como Língua Franca defendido nos documentos reguladores da educação. No entanto, verificamos que a obra carece de atividades que enfatizem a interação, isto é, estejam de acordo com a Abordagem Comunicativa, e foca nas habilidades de escrita e de leitura, enquanto a oralidade em LI é pouco explorada.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Lovania Roehrig-
dc.contributor.referee1Teixeira, Lovania Roehrig-
dc.contributor.referee2Zuffo, Darci-
dc.contributor.referee3Camilotti, Camila Paula-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
materialdidaticoingles.pdf2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons