Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34113
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibas, Felipe de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-07-22T12:11:47Z-
dc.date.available2024-07-22T12:11:47Z-
dc.date.issued2023-06-23-
dc.identifier.citationRIBAS, Felipe de Oliveira. O ensino de língua inglesa com gêneros literários. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34113-
dc.description.abstractIn recent years we have observed several discussions about the methodology of teaching English in public schools throughout Brazil. There are several alternatives to promote the teaching of the English Language, among them are Literature and Literary Genres written by authors who use the English Language. Such resources can be possible alternatives for teaching this discipline, allowing students and teachers to get to know new cultures, traditions, countries, arts, trends, stories and facts. Develop a greater critical sense, expand your knowledge, and explore more content to apply in studies in classrooms and in personal life. In this Course Completion Work, we seek to reflect on the Teaching of English with literary genres. To this end, through a systematized literature review, the general objective of the research is to identify which literary genres and which activities are addressed in studies on teaching English to elementary and high school students. A search was carried out on the Capes Periodicals Portal with the expression "Ensino de Língua Inglesa com Gêneros Literários", without delimiting the period of publication. Considering that the initial search presented only 20 publications on the subject, it was decided not to apply too many filters.After reading the titles, abstracts and keywords, we limited the analysis to 15 publications that addressed the topic of this research. Specialists and researchers from some states of Brazil showed the difficulties and benefits of Literature in teaching English in schools and in Brazilian universities and how were their results.The elaborate researches prove that the literary genres and the literature, would be possible tools to teach the subject of English Language in all of Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGêneros literáriospt_BR
dc.subjectEnglish languagept_BR
dc.subjectLiterature - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLiterary formpt_BR
dc.titleO ensino de língua inglesa com gêneros literáriospt_BR
dc.title.alternativeTeaching english language with literary genrespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos temos observado diversas discussões sobre a metodologia do ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas de todo o Brasil. Há várias alternativas de promover o ensino de Língua Inglesa, dentre elas estão a Literatura e os Gêneros Literários escritos por autores que utilizam a Língua Inglesa. Tais recursos podem ser alternativas possíveis para o ensino desta disciplina, fazendo com que os alunos e os professores, possam conhecer novas culturas, tradições, países, artes, tendências, histórias e fatos. Desenvolver um maior senso crítico, ampliar seus conhecimentos, e explorar mais conteúdos para aplicar nos estudos nas salas de aula e na vida pessoal. No presente Trabalho de Conclusão de Curso, busca-se refletir sobre o Ensino de Língua Inglesa com os gêneros literários. Para tanto, por meio de uma revisão de literatura sistematizada o objetivo geral da pesquisa é identificar quais gêneros literários e quais atividades são abordadas em estudos sobre o ensino de inglês para alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Foi realizada uma busca no Portal de Períodicos da Capes com a expressão “Ensino de Língua Inglesa com Gêneros Literários", sem delimitação de período de publicação. Considerando que a busca inicial apresentou somente 20 publicações sobre o tema, optou-se por não aplicar demais filtros.Após leituras dos títulos, resumos e palavras-chaves, delimitamos a análise a 15 publicações que abordavam o tema foco desta pesquisa. Especialistas e pesquisadores de alguns estados do Brasil mostraram as dificuldades e os benefícios da Literatura no ensino de Língua Inglesa nas escolas e nas universidades brasileiras e como foram os seus resultados. As pesquisas elaboradas comprovam que os gêneros literários e a literatura, seriam ferramentas possíveis para lecionar a disciplina de Língua Inglesa em todo o Brasil.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Passoni, Taísa Pinetti-
dc.contributor.referee1Camilotti, Camila Paula-
dc.contributor.referee2Parise, Lourdes Terezinha Graebin-
dc.contributor.referee3Passoni, Taísa Pinetti-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
linguainglesagenerosliterarios.pdf709,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons