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Campo DCValorIdioma
dc.creatorTrevelin, Diana da Costa-
dc.creatorAntunes, Flavia-
dc.date.accessioned2024-07-22T11:46:57Z-
dc.date.available2024-07-22T11:46:57Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.citationTREVELIN, Diana da Costa; ANTUNES, Flavia. Ludicidade no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um olhar sobre o material didático. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34105-
dc.description.abstractThis research aims to discuss the presence of ludicity in English textbooks of “Way to English for Brazilian Learners” collection, written by Claudio Franco and Kátia Tavares, specifically, the book directed to 6th grades of Elementary School, published in 2018 and distributed to public schools by the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) for the 2020-2023 cycle. To accomplish this, the concepts of Leffa (2016), Martins (2015), Luckesi (1998), Mantovani (2009) were used, which discuss the importance of didactic material in classes; Freitas, Rodrigues (2008) and Romanatto (2009) who discuss the strengths of didactic material and the importance of this in teaching; Souza and Gatto (2014) who discuss the insertion of the didactic material in the PNLD. In addition, theoretical support was sought in the guiding documents of education, such as Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) and Currículo da Rede Estadual Paranaense (PARANÁ, 2021), as well as in Vygotsky's sociointeractionist theory. From these perspectives and the descriptive method and the bibliographical study, we intend to observe, analyze and highlight the activities involving ludicity proposed by the textbook. After the analyses, we notice that ludicity was barely explored and that activities involving it occurred only after two worked units. Therefore, complementary activities were proposed that could be incorporated into classes to enhance the teaching and learning of English, as well as to improve the engagement of students in the process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEnglish language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectCreative activities and seat workpt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.titleLudicidade no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um olhar sobre o material didáticopt_BR
dc.title.alternativeLudicity in english teaching and learning: a look at the didactic materialpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem o propósito de discutir a presença da ludicidade nos livros didáticos (LDs) de Língua Inglesa (LI) da coleção “Way to English for Brazilian Learners”, dos autores Claudio Franco e Kátia Tavares, especificamente, o livro dirigido ao 6º ano do Ensino Fundamental, publicado em 2018 e distribuído às escolas públicas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o ciclo 2020-2023. Para realizar isso, foram utilizadas as concepções de Leffa (2016), Martins (2015), Luckesi (1998), Mantovani (2009) que discutem a importância do LD nas aulas; Freitas, Rodrigues (2008) e Romanatto (2009) que discutem os pontos positivos do LD e a importância desse material no ensino; Souza e Gatto (2014) que discutem a inserção do LD de LI no PNLD. Além disso, buscou-se amparo teórico nos documentos norteadores da educação, tais como Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e Currículo da Rede Estadual Paranaense (PARANÁ, 2021), bem como na teoria sociointeracionista de Vygotsky. A partir dessas perspectivas e do método descritivo e do estudo bibliográfico, buscou-se observar, analisar e destacar as atividades envolvendo a ludicidade propostas pelo livro didático. Após as análises, verificou-se que a ludicidade foi pouco explorada e que atividades envolvendo-a ocorriam a cada duas unidades trabalhadas. Por isso, foram propostas atividades complementares que poderiam ser inseridas nas aulas para potencializar o ensino-aprendizagem de LI, bem como engajar mais os estudantes no processo.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Lovania Roehrig-
dc.contributor.referee1Passoni, Taisa Pinetti-
dc.contributor.referee2Zago, Leandro-
dc.contributor.referee3Teixeira, Lovania Roehrig-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
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