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Título: “A fúria travesti e a festa de ser travesti”: uma análise do realismo mágico em O parque das irmãs magníficas, de Camila Sosa Villada
Título(s) alternativo(s): “The travesti fury and the celebration of being a travesty”: an analysis of the magical realism in Las malas, by Camila Sosa Villada
Autor(es): Oliveira, Eliza Terrie de
Orientador(es): Stankiewicz, Mariese Ribas
Palavras-chave: Identidade de gênero
Representações sociais
Teoria Queer
Gender identity
Social representations
Queer theory
Data do documento: 20-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: OLIVEIRA, Eliza Terrie de. “A fúria travesti e a festa de ser travesti”: uma análise do realismo mágico em O parque das irmãs magníficas, de Camila Sosa Villada. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: Toda representação e discussão acerca das narrativas LGBTQIA+ no meio acadêmico ainda são poucas para superarmos os estigmas que a comunidade enfrenta no dia a dia. Mas, ainda assim, pensamos ser de suma importância darmos continuidade aos diversos debates e às análises literárias envolvendo esses personagens, principalmente quando levamos em consideração que as histórias são contadas por integrantes da comunidade, como é o caso da escritora argentina Camila Sosa Villada. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho de pesquisa é analisar a identidade da travesti, em O Parque das Irmãs Magníficas (2021), romance a partir do qual a escritora compartilha a história (com nuances autobiográficos) sobre um grupo de travestis, contada em meio a um realismo mágico subvertido e desconstruído. Para isso, a pesquisa levou em conta alguns conceitos como a identidade de gênero e a representação social desenvolvidos por Serge Moscovici (1981), assim como alguns pontos da Teoria Queer, especialmente a partir dos escritos de Judith Butler (2003), e, finalmente, os estudos sobre realismo mágico de Arturo Uslar Pietri (1968), entre outros autores, para uma análise de como a inserção social das personagens conversam com o movimento literário da América Latina. Consideramos que ao utilizar-se de figuras de linguagem, a autora procura contar sobre a árdua luta das travestis, carregada de seus posicionamentos sociais, de uma maneira simbólica, capaz de levar o leitor a entender mais profundamente essa questão.
Abstract: All representation and discussion about LGBTQIA+ narratives in academia are still few to overcome the stigmas that the community faces on a daily basis. But even so, we think it is extremely important to continue the various debates and literary analysis involving these characters, especially when we take into account that the stories are told by members of the community, as is the case of Argentinian writer Camila Sosa Villada. In this sense, the main objective of this research work is to analyze the identity of the travesti, in Bad Girls (2021), a novel from which the writer shares the story (with autobiographical nuances) about a group of travestis, told in through a subverted and deconstructed magical realism. For this, the research took into account some concepts such as gender identity and social representation developed by Serge Moscovici (1981), as well as some points of Queer Theory, especially from the writings by Judith Butler (2003), and, finally, the studies on magical realism, by Arturo Uslar Pietri (1968), among other authors, for an analysis of how the social insertion of the characters converse with the literary movement in Latin America. We believe that by using figures of speech, the author seeks to tell about the arduous struggle of travestis, loaded with their social positions, in a symbolic way, capable of leading the reader to understand this issue even more deeply.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34092
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