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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34079
Título: | Controle fuzzy aplicado ao inversor de frequência trifásico para tração elétrica |
Título(s) alternativo(s): | Fuzzy control applied to the three-phase frequency inverter for electric traction |
Autor(es): | Pauli, Felipe Bertoldi Pauli, Lucas Bertoldi |
Orientador(es): | Janzen, Frederic Conrad |
Palavras-chave: | Sistemas difusos Inversores elétricos Motores elétricos de indução Fuzzy Systems Electric inverters Electric motors, Induction |
Data do documento: | 21-Nov-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | PAULI, Felipe Bertoldi; PAULI, Lucas Bertoldi. Controle fuzzy aplicado ao inversor de frequência trifásico para tração elétrica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022 |
Resumo: | Devido a sua versatilidade e baixa manutenção, o motor de indução trifásico (MIT) se apresenta como uma das principais forças motrizes da indústria. Com a expansão da indústria de veículos elétricos, observa-se o seu grande valor para tração veicular. O motor pode ser acionado de diferentes formas, como por exemplo, a partida direta, utilizando uma softstarter ou com inversor de frequência. O uso do inversor de frequência é o único que oferece total controle do motor, portanto é ideal para aplicações automotivas. Os métodos de controle podem ser classificados em dois tipos, vetorial e escalar, quando o controle vetorial é aplicado da maneira correta, a máquina se torna um conversor direto entre corrente e torque. Devido a performance em sistemas não lineares e de difícil modelagem, como é o caso do MIT, foi empregado um controlador fuzzy. O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um controlador fuzzy para um inversor de frequência trifásico vetorial, orientado à tração elétrica veicular. No decorrer do trabalho foi desenvolvido a modelagem matemática do motor nos eixos de referência 𝑑 e 𝑞 e a implementação do controlador para o controle da velocidade e do torque da máquina, assim como a validação do projeto através de simulações no software Matlab/Simulink. |
Abstract: | Due to its versatility and low maintenance, the three-phase induction motor (IM) presents itself as one of the main driving forces in the industry. With the expansion of the electric vehicle industry, its great value for vehicle traction is observed. The motor can be started in different ways, for example, direct start, using a softstarter or with a frequency inverter. The use of the frequency inverter is the only one that offers full control of the motor, so it is ideal for automotive applications. Control methods can be classified into two types, vector and scalar, when vector control is applied correctly, the machine becomes a direct converter between current and torque. Due to the performance in nonlinear systems and difficult to model, as is the case of IM, a fuzzy controller was used. This work presents the development of a fuzzy controller for a three-phase vector frequency inverter, oriented to vehicular electric traction. In the course of the work, the mathematical modeling of the motor in the 𝑑 and 𝑞 axes was developed and the implementation of the controller to control the speed and torque of the machine, as well as the validation of the Project through simulations in the Matlab/Simulink software. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34079 |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia Elétrica |
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