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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34075
Título: | Aquecedor resistivo de óleo diesel: aplicação em veículos rodoviários pesados |
Título(s) alternativo(s): | Diesel oil resistive heater: application on heavy road vehicles |
Autor(es): | Sasse, Fernando Henrique |
Orientador(es): | Kaster, Mauricio dos Santos |
Palavras-chave: | Motores a diesel Petróleo - Derivados Aquecimento Diesel motor Petroleum products Heating |
Data do documento: | 1-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | SASSE, Fernando Henrique. Aquecedor resistivo de óleo diesel: aplicação em veículos rodoviários pesados. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022. |
Resumo: | A logística brasileira é grande dependente do modal rodoviário e, consequentemente, do diesel. O óleo diesel comercializado no país não conta com preparo para garantir a qualidade em temperaturas muito baixas causando a aparição de cristais de parafina e o entupimento dos filtros dos veículos movidos a óleo diesel. O objetivo deste trabalho consiste em desenvolver um sistema eletrônico de aquecimento de combustível a partir de uma resistência para evitar a formação dos cristais de parafina.Ensaios a baixas temperaturas foram executados para monitorar e entender o comportamento do diesel nesse aspecto. Para controlar o aquecimento foram utilizados um Arduino e um sensor de temperatura, a alimentação do sistema foi projetada para ser feita pelas próprias baterias do veículo. Nos testes obteve-se êxito no aquecimento, comprovando o que foi dimensionado. Para a instalação e uso do protótipo em um veículo talvez sejam necessários alguns ajustes devido a ação de agentes externos, que possam causar perda de calor, não presentes nos ensaios de bancada. |
Abstract: | Brazilian logistics is largely dependent on the road modal and, consequently, on diesel. Diesel oil marketed in the country does not have preparation to ensure quality at very low temperatures causing the appearance of paraffin crystals and clogging the filters of diesel oilpowered vehicles. The objective of this work is to develop an electronic fuel heating system from a resistance to avoid the formation of paraffin crystals. Low temperature tests were performed to monitor and understand the behavior of diesel in this respect. To control the heating, an Arduino and a temperature sensor were used, the power system is designed to be made by the vehicle's own batteries. In the tests, the heating was successful, proving what was scaled. For the installation and use of the prototype in a vehicle may need some adjustments due to the action of external agents, which may cause heat loss, not present in bench tests. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34075 |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia Elétrica |
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