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Título: Potencialidades e desafios da pedagogia histórico-crítica para o ensino de ciências da natureza na educação básica: estado do conhecimento
Título(s) alternativo(s): Potentials and challenges of historical-critical pedagogy for teaching natural sciences in basic education: state of knowledge
Autor(es): Poturlak, Denise Steicy
Orientador(es): Deimling, Natalia Neves Macedo
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Educação
Teoria crítica
Science - Study and teaching
Education
Critical theory
Data do documento: 12-Abr-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: POTURLAK, Denise Steicy. Potencialidades e desafios da pedagogia histórico-crítica para o ensino de ciências da natureza na educação básica: estado do conhecimento. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2024.
Resumo: Apresentamos neste Trabalho de Conclusão de Curso os resultados de uma revisão sistemática que buscou identificar e analisar os principais resultados alcançados e considerações traçadas por artigos publicados entre os anos de 2012 e 2022 sobre as contribuições, as limitações e os desafios da Pedagogia Histórico-Crítica enquanto referencial teórico-metodológico de trabalhos que abordam o ensino de Ciências da Natureza na educação básica. Para tanto, tomamos como fonte de dados 18 artigos disponíveis em quatro repositórios científicos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estado do conhecimento. Entre outros aspectos, os resultados indicam o potencial da PHC na valorização da escola e do trabalho docente e na construção de um ensino de Ciências orientado para a democratização do saber científico, configurando-se como instrumento de compreensão da realidade histórica, bem como de enfrentamento dos problemas sociais. Todavia, os resultados mostram que não basta a utilização de uma teoria crítica em sala de aula: é necessário garantir aos professores e às instituições escolares condições objetivas e subjetivas que favoreçam o compromisso daqueles que adotam essa teoria pedagógica no desenvolvimento de um trabalho crítico e emancipador.
Abstract: The objective of this Completion of Coursework is to present the results of a review that identified and analyzed the results achieved and considerations outlined by articles published between the years 2012 and 2022 on the contributions, limitations and challenges of Historical-Critical Pedagogy as theoretical-methodological reference for studies that discuss science teaching in basic education. For this, 18 articles available in four scientific repositories were selected. This is a state-of-knowledge qualitative research approach. Among other aspects, the results indicate the potential of Historical-Critical Pedagogy in valuing school and teaching work and in the construction of Science teaching oriented towards the democratization of scientific knowledge, configuring it as an instrument for understanding historical reality, as well as confronting problems social. However, the results show that the use of critical theory in the classroom is not enough: it is necessary to offer teachers and school institutions objective and subjective conditions that favor the commitment of those who adopt this pedagogical theory in the development of critical and emancipatory work.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33999
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