Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33983
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Carneiro, Bárbara Emanuelli Piacentini | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-11T16:01:00Z | - |
dc.date.available | 2024-07-11T16:01:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
dc.identifier.citation | CARNEIRO, Bárbara Emanuelli Piacentini. Soft skills: um estudo sobre a percepção do tema entre recém-formados em engenharia civil e empresas de construção civil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33983 | - |
dc.description.abstract | With the significant advance in society and the job market when it comes to technology and innovation, the professional profile is going through a process of restructuring, where an ideal curriculum requires not only technical skills, but also requires knowledge of each individual's behavioral skills. These characteristics are related to the term soft skills, in other words, a set of personal and interpersonal skills. Based on this, the scope of this study is to compare the degree of perception of soft skills among recent graduates in civil engineering, and the understanding of managers in the field, in relation to the topic; identifying similarities and heterogeneities. To achieve this, a quantitative and qualitative approach was used to obtain data, through interviews and questionnaires, which were applied to both groups under study. In addition, 17 behavioral skills were selected, which were evaluated using the proposed methods. After analyzing the results, it was concluded that among the skills mentioned in the research, ethics, problem solving and oral communication stood out for the two groups observed. Furthermore, it is inferred that there is a lack of a preparatory debate on the subject during the graduation period; and that civil engineering, as well as other technological areas, require such skills in their activities, making more studies necessary to expand the relevance of soft skills. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Habilidades pessoais | pt_BR |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Soft skills | pt_BR |
dc.subject | Civil engineering | pt_BR |
dc.subject | Labor market | pt_BR |
dc.title | Soft skills: um estudo sobre a percepção do tema entre recém-formados em engenharia civil e empresas de construção civil | pt_BR |
dc.title.alternative | Soft skills: a study on the perception of the topic among recent civil engineering graduates and civil construction companies | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Com o avanço expressivo da sociedade e do mercado de trabalho quando se trata de tecnologia e inovação, o perfil profissional passa por um processo de reestruturação, onde um currículo ideal exige além de habilidades técnicas, mas também requer o conhecimento das competências comportamentais de cada indivíduo. Tais características se relacionam com o termo soft skills, outrossim, um conjunto de competências pessoais e interpessoais. Com base nisso, o presente estudo tem como escopo comparar o grau de percepção das soft skills entre recém-formados em engenharia civil, e a compreensão dos gestores do ramo, em relação ao tema; identificando semelhanças e heterogeneidades. Para isso, fez-se o uso de uma abordagem quantitativa e qualitativa para obtenção de dados, através de entrevistas e questionários, que foram aplicados para ambos os grupos em estudo. Além disso, selecionou-se 17 competências comportamentais, que foram avaliadas através dos métodos propostos. Posteriormente a análise dos resultados, conclui-se que dentre as habilidades mencionadas na pesquisa, ética, resolução de problemas e comunicação oral, se sobressaem para os dois grupos observados. E ainda, infere-se a existência de carência de um debate preparatório do assunto, durante o período de graduação; e que a engenharia civil, assim como outras áreas tecnológicas requerem tais habilidades em suas atividades, tornando-se necessários mais estudos que se referem a ampliação da relevância das soft skills. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Benetti, Heloiza Aparecida Piassa | - |
dc.contributor.referee1 | Benetti, Heloiza Aparecida Piassa | - |
dc.contributor.referee2 | Siliprandi, Elizângela Marcelo | - |
dc.contributor.referee3 | Gonzalez, Rafael Kuramoto | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Construção Civil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
softskillsengenhariacivil.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons