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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Bianca de-
dc.creatorPicoloto, Isadora Cassia-
dc.date.accessioned2024-07-11T15:59:35Z-
dc.date.available2024-07-11T15:59:35Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCAMPOS, Bianca de; PICOLOTO, Isadora Cassia. Comparativo entre pavimento flexível e rígido em restauração de trecho da Avenida Tupi, Pato Branco - PR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33981-
dc.description.abstractThe pavement deteriorates over time due to the action of traffic and weathering, associated with a lack of maintenance. Thus, during the pavement's design life, defects emerge, which may stem from structural issues. The severity of these defects can impact and compromise the functionality of the road, affecting users in terms of comfort and safety during its use. This study aims to analyze methods for restoring a deteriorated flexible pavement and as alternatives, the execution of resurfacing with both flexible and rigid pavements for a section of Tupi Avenue, Pato Branco Paraná. Initially, the existing traffic volume at the location was surveyed, the structural condition was assessed, and the subgrade soil was characterized through specific tests. Additionally, the pavement condition was defined based on data from previous studies. Subsequently, pavement designs for the proposed alternatives were carried out according to current standards and manuals. For comparison between the two alternatives, respective cost spreadsheets were prepared. The analyses and results obtained in this research demonstrate aspects that can aid in decisionmaking for choosing the restoration of the avenue in Pato Branco, PR, identifying factors influencing the selection of the most suitable method for urban road restoration in terms of technical and economic viability, proposing the best restoration method for the studied road.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectPavimentos - Manutenção e reparospt_BR
dc.subjectTráfego urbanopt_BR
dc.subjectPavementspt_BR
dc.subjectPavements - Maintenance and repairpt_BR
dc.subjectCity trafficpt_BR
dc.titleComparativo entre pavimento flexível e rígido em restauração de trecho da Avenida Tupi, Pato Branco - PRpt_BR
dc.title.alternativeComparative between flexible and rigid pavement in the restoration of section of Tupi Avenue, Pato Branco - PRpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO pavimento se deteriora ao longo do tempo devido a ação do tráfego e do intemperismo, associado a falta de manutenção. Desta forma, no decorrer do período de projeto do pavimento vão surgindo defeitos, os quais podem ser oriundos de questões estruturais, cuja gravidade pode impactar e comprometer a funcionalidade da via, prejudicando os usuários nos quesitos de conforto e segurança na sua utilização. O presente estudo propõe analisar formas de restaurar um pavimento flexível degradado e como alternativas; a execução de recapeamento com pavimento flexível e pavimento rígido para um trecho da Avenida Tupi, Pato Branco Paraná. Inicialmente, foi levantando o volume do tráfego existente no local, verificado a condição estrutural e caracterizado o solo do subleito através de ensaios específicos. Além disso, foi definida a condição funcional do pavimento por meio de dados contidos em estudos anteriores. Posteriormente foram realizados os dimensionamentos dos pavimentos das alternativas propostas de acordo com as normas e manuais vigentes. Para a comparação entre as duas alternativas, foram elaboradas respectivas planilhas de custos. O custo do serviço de restauração com pavimento rígido "whitetopping" apresentou um custo inicial maior de implantação. Toda via, ressaltase que este é o custo inicial, com o passar do tempo e a utilização do pavimento é sabido que o pavimento flexível apresenta um desgaste mais acelerado, necessitando de manutenções constantes oque ao longo do tempo provoca a necessidade de aportes financeiros maiores para esta alternativa. Levandose em conta também que os serviços de manutenção demandam gestão, paralisação de tráfego entre outros, podese concluir que a alternativa em pavimento rígido de concreto seja a mais vantajosa. As análises e resultados atingidos nesta pesquisa demonstram aspectos que podem auxiliar na tomada de decisão para a escolha da restauração da avenida Tupi no município de Pato Branco PR, identificando fatores que interferem na escolha do método mais adequado para a restauração em uma via urbana.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Trombetta, Jairo-
dc.contributor.referee1Trombetta, Jairo-
dc.contributor.referee2Bisconsini, Danilo Rinaldi-
dc.contributor.referee3Pelaquim, Flavia Gonçalves Pissinati-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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