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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33981
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Campos, Bianca de | - |
dc.creator | Picoloto, Isadora Cassia | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-11T15:59:35Z | - |
dc.date.available | 2024-07-11T15:59:35Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Bianca de; PICOLOTO, Isadora Cassia. Comparativo entre pavimento flexível e rígido em restauração de trecho da Avenida Tupi, Pato Branco - PR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33981 | - |
dc.description.abstract | The pavement deteriorates over time due to the action of traffic and weathering, associated with a lack of maintenance. Thus, during the pavement's design life, defects emerge, which may stem from structural issues. The severity of these defects can impact and compromise the functionality of the road, affecting users in terms of comfort and safety during its use. This study aims to analyze methods for restoring a deteriorated flexible pavement and as alternatives, the execution of resurfacing with both flexible and rigid pavements for a section of Tupi Avenue, Pato Branco Paraná. Initially, the existing traffic volume at the location was surveyed, the structural condition was assessed, and the subgrade soil was characterized through specific tests. Additionally, the pavement condition was defined based on data from previous studies. Subsequently, pavement designs for the proposed alternatives were carried out according to current standards and manuals. For comparison between the two alternatives, respective cost spreadsheets were prepared. The analyses and results obtained in this research demonstrate aspects that can aid in decisionmaking for choosing the restoration of the avenue in Pato Branco, PR, identifying factors influencing the selection of the most suitable method for urban road restoration in terms of technical and economic viability, proposing the best restoration method for the studied road. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos - Manutenção e reparos | pt_BR |
dc.subject | Tráfego urbano | pt_BR |
dc.subject | Pavements | pt_BR |
dc.subject | Pavements - Maintenance and repair | pt_BR |
dc.subject | City traffic | pt_BR |
dc.title | Comparativo entre pavimento flexível e rígido em restauração de trecho da Avenida Tupi, Pato Branco - PR | pt_BR |
dc.title.alternative | Comparative between flexible and rigid pavement in the restoration of section of Tupi Avenue, Pato Branco - PR | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O pavimento se deteriora ao longo do tempo devido a ação do tráfego e do intemperismo, associado a falta de manutenção. Desta forma, no decorrer do período de projeto do pavimento vão surgindo defeitos, os quais podem ser oriundos de questões estruturais, cuja gravidade pode impactar e comprometer a funcionalidade da via, prejudicando os usuários nos quesitos de conforto e segurança na sua utilização. O presente estudo propõe analisar formas de restaurar um pavimento flexível degradado e como alternativas; a execução de recapeamento com pavimento flexível e pavimento rígido para um trecho da Avenida Tupi, Pato Branco Paraná. Inicialmente, foi levantando o volume do tráfego existente no local, verificado a condição estrutural e caracterizado o solo do subleito através de ensaios específicos. Além disso, foi definida a condição funcional do pavimento por meio de dados contidos em estudos anteriores. Posteriormente foram realizados os dimensionamentos dos pavimentos das alternativas propostas de acordo com as normas e manuais vigentes. Para a comparação entre as duas alternativas, foram elaboradas respectivas planilhas de custos. O custo do serviço de restauração com pavimento rígido "whitetopping" apresentou um custo inicial maior de implantação. Toda via, ressaltase que este é o custo inicial, com o passar do tempo e a utilização do pavimento é sabido que o pavimento flexível apresenta um desgaste mais acelerado, necessitando de manutenções constantes oque ao longo do tempo provoca a necessidade de aportes financeiros maiores para esta alternativa. Levandose em conta também que os serviços de manutenção demandam gestão, paralisação de tráfego entre outros, podese concluir que a alternativa em pavimento rígido de concreto seja a mais vantajosa. As análises e resultados atingidos nesta pesquisa demonstram aspectos que podem auxiliar na tomada de decisão para a escolha da restauração da avenida Tupi no município de Pato Branco PR, identificando fatores que interferem na escolha do método mais adequado para a restauração em uma via urbana. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Trombetta, Jairo | - |
dc.contributor.referee1 | Trombetta, Jairo | - |
dc.contributor.referee2 | Bisconsini, Danilo Rinaldi | - |
dc.contributor.referee3 | Pelaquim, Flavia Gonçalves Pissinati | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Construção Civil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Civil |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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