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dc.creatorPedroso, André Eduardo Pereira-
dc.date.accessioned2024-07-11T15:39:43Z-
dc.date.available2024-07-11T15:39:43Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.citationPEDROSO, André Eduardo Pereira. Análise de sensibilidade dos parâmetros de um módulo experimental de pavimento permeável poroso utilizando o software EPA SWMM. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33968-
dc.description.abstractThe documentation relating to the sensitivity analysis of the parameters of a pervious pavement in the software SWMM (Storm water Management Model) is remarkably limited. The primary objective of this study was to conduct a sensitivity analysis of the parameters of the pervious pavement LID module, using the EPA SWMM software in conjunction with the py-swmm Python library. This will enable us to achieve a deeper understanding of the system’s behavior in relation to variations in the parameters, which will help to calibrate the system. The modeling of the pervious pavement was carried out using SWMM’s LID module. the intensity-durationfrequency (IDF) data of Pato Branco city was used to create the artificial rainfalls that were used in this research. In total, six artificial rainfalls were generated, three of which were defined in the first Huff quartile and three in the second Huff quartile. The results of the sensitivity analysis showed that the characteristics of the rainfall have a significant influence on the sensitivity of the system parameters. Among the parameters parameters analized, it was noted that the drain exponent, the drain coefficient, the porosity of the soil and the thickness of soil stand out as the most sensitives parameters. This study contributes to a deeper understanding of the interaction between the characteristics of precipitation and the sensitivity of the system’s parameters, providing analysis that is important for planning and optimizing pervious pavement systems.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectDrenagempt_BR
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectEscoamentopt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectDrainagept_BR
dc.subjectPavementspt_BR
dc.subjectRunoffpt_BR
dc.subjectModelyngpt_BR
dc.titleAnálise de sensibilidade dos parâmetros de um módulo experimental de pavimento permeável poroso utilizando o software EPA SWMMpt_BR
dc.title.alternativeSensitivity analysis of the parameters of an experimental porous permeable pavement module using EPA SWMM softwarept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA disponibilidade de documentação relacionada à análise de sensibilidade dos parâmetros do módulo LID (Low Impact Development) do software SWMM (Storm water Management Model) é notavelmente limitada. Existe uma carência de pesquisa que se dedique à análise de sensibilidade O objetivo primordial deste estudo foi conduzir uma análise ampla da sensibilidade dos parâmetros do módulo LID de pavimento permeável, utilizando o software EPA SWMM em conjunto com a biblioteca py-swmm em Python. Com isso foi possível compreender detalhadamente o comportamento do sistema em relação às variações nos parâmetros o que auxilia na etapa de calibração do sistema. A modelagem do pavimento permeável foi realizada com a utilização do módulo LID do SWMM e, para criar as chuvas de teste, foram empregados dados específicos de intensidade-duração-frequência (IDF) da cidade de Pato Branco. No total, foram geradas seis chuvas artificiais, das quais três foram definidas no primeiro quartil de Huff e três no segundo quartil de Huff. Os resultados da análise de sensibilidade destacaram que as características da precipitação exercem uma influência significativa na sensibilidade dos parâmetros do sistema. Dentre os parâmetros avaliados, notou-se que o expoente do dreno, o coeficiente do dreno, a porosidade da camada de assentamento e a espessura da camada de assentamento se destacam como os mais sensíveis. Esse estudo contribui para uma compreensão mais profunda da interação entre as características da precipitação e a sensibilidade dos parâmetros do sistema, proporcionando analises que são importantes para o planejamento e otimização de sistemas de pavimento permeável.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Destro, Cesar Augusto Medeiros-
dc.contributor.referee1Destro, Cesar Augusto Medeiros-
dc.contributor.referee2Bisconsini, Danilo Rinaldi-
dc.contributor.referee3Tabalipa, Ney Lyzandro-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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