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dc.creatorBosio, Queila Franciele Fabris-
dc.date.accessioned2024-07-11T12:13:05Z-
dc.date.available2024-07-11T12:13:05Z-
dc.date.issued2024-05-13-
dc.identifier.citationBOSIO, Queila Franciele Fabris. Educação financeira por novas perspectivas: uma análise em escolas confessionais cristãs. 2024. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33965-
dc.description.abstractThis thesis approaches financial education from new perspectives, primarily highlighting the perspectives of teaching financial education in Christian confessional schools. It also seeks to discover new perspectives to overcome the financialization of financial education in school curricula. Through a qualitative approach, we executed bibliographical research for theoretical survey and field research in four Christian confessional schools in Paraná. The empirical analysis was executed by collecting data by means of questionnaires and interviews, which were carried out with the participation of coordinators of high school courses and financial education teachers working in the context of the new Brazillian high school curriculum. The thesis points to the complexity of the construction of knowledge, which occurs not only through modern science but by valuing social and culturally constructed knowledge through the epistemological approach of the Ecology of Knowledge, religious knowledge, especially the foundations of Christianity, inserted in confessional schools and their approaches based on the Christian worldview. We present the principled educational approach as a perspective to be observed, and among the principles it lists, the principle of Christian Stewardship stands out, which constitutes a perspective of overcoming the financialization of financial education in school curricula.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEducação cristãpt_BR
dc.subjectEscolas religiosaspt_BR
dc.subjectFinanceirizaçãopt_BR
dc.subjectFinancial literacypt_BR
dc.subjectChristian educationpt_BR
dc.subjectChurch schoolspt_BR
dc.subjectFinancializationpt_BR
dc.titleEducação financeira por novas perspectivas: uma análise em escolas confessionais cristãspt_BR
dc.title.alternativeFinancial education from new perspectives: an analysis in christian confessional schoolspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEsta tese aborda a Educação Financeira por novas perspectivas, tendo como objetivo principal evidenciar as perspectivas de ensino da Educação Financeira nas escolas confessionais cristãs, com vistas a conhecer novas perspectivas como forma de superação da financeirização da Educação Financeira nos currículos escolares. Por meio de uma abordagem qualitativa, com execução da pesquisa bibliográfica para levantamento teórico e de pesquisa de campo para análises empíricas, utilizando-se dos instrumentos de pesquisa questionário e entrevistas, as quais foram realizadas tendo como participantes coordenadores do novo ensino médio e professores de Educação Financeira de quatro escolas confessionais cristãs no estado do Paraná. A tese aponta para a complexidade da construção do conhecimento, o qual se dá não somente através da ciência moderna, mas valorizando os saberes sociais e culturalmente construídos, por meio da abordagem epistemológica da Ecologia de Saberes, o conhecimento religioso, especialmente os fundamentos do Cristianismo, inseridos nas escolas confessionais e suas abordagens fundamentadas na cosmovisão cristã. Apresenta-se a Abordagem Educacional por Princípios como uma perspectiva a ser observada, e dentre os princípios por ela elencados, destaca-se o princípio da Mordomia Cristã, o qual constitui-se de uma perspectiva de superação da financeirização da Educação Financeira no currículo escolar.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-1903-6068pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3304313625588674pt_BR
dc.contributor.advisor1Pontarolo, Edilson-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6382-6403pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0637811527251299pt_BR
dc.contributor.referee1Pontarolo, Edilson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0637811527251299pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, José Dalmo Silva de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1838347600294005pt_BR
dc.contributor.referee3Alves, Monica Pinz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0166716091056837pt_BR
dc.contributor.referee4Mello, Nilvania Aparecida de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0041964058612806pt_BR
dc.contributor.referee5Comar, Sueli Ribeiro-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0003-0284-7611pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6006133117596626pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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