Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33965
Título: | Educação financeira por novas perspectivas: uma análise em escolas confessionais cristãs |
Título(s) alternativo(s): | Financial education from new perspectives: an analysis in christian confessional schools |
Autor(es): | Bosio, Queila Franciele Fabris |
Orientador(es): | Pontarolo, Edilson |
Palavras-chave: | Educação financeira Educação cristã Escolas religiosas Financeirização Financial literacy Christian education Church schools Financialization |
Data do documento: | 13-Mai-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | BOSIO, Queila Franciele Fabris. Educação financeira por novas perspectivas: uma análise em escolas confessionais cristãs. 2024. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024. |
Resumo: | Esta tese aborda a Educação Financeira por novas perspectivas, tendo como objetivo principal evidenciar as perspectivas de ensino da Educação Financeira nas escolas confessionais cristãs, com vistas a conhecer novas perspectivas como forma de superação da financeirização da Educação Financeira nos currículos escolares. Por meio de uma abordagem qualitativa, com execução da pesquisa bibliográfica para levantamento teórico e de pesquisa de campo para análises empíricas, utilizando-se dos instrumentos de pesquisa questionário e entrevistas, as quais foram realizadas tendo como participantes coordenadores do novo ensino médio e professores de Educação Financeira de quatro escolas confessionais cristãs no estado do Paraná. A tese aponta para a complexidade da construção do conhecimento, o qual se dá não somente através da ciência moderna, mas valorizando os saberes sociais e culturalmente construídos, por meio da abordagem epistemológica da Ecologia de Saberes, o conhecimento religioso, especialmente os fundamentos do Cristianismo, inseridos nas escolas confessionais e suas abordagens fundamentadas na cosmovisão cristã. Apresenta-se a Abordagem Educacional por Princípios como uma perspectiva a ser observada, e dentre os princípios por ela elencados, destaca-se o princípio da Mordomia Cristã, o qual constitui-se de uma perspectiva de superação da financeirização da Educação Financeira no currículo escolar. |
Abstract: | This thesis approaches financial education from new perspectives, primarily highlighting the perspectives of teaching financial education in Christian confessional schools. It also seeks to discover new perspectives to overcome the financialization of financial education in school curricula. Through a qualitative approach, we executed bibliographical research for theoretical survey and field research in four Christian confessional schools in Paraná. The empirical analysis was executed by collecting data by means of questionnaires and interviews, which were carried out with the participation of coordinators of high school courses and financial education teachers working in the context of the new Brazillian high school curriculum. The thesis points to the complexity of the construction of knowledge, which occurs not only through modern science but by valuing social and culturally constructed knowledge through the epistemological approach of the Ecology of Knowledge, religious knowledge, especially the foundations of Christianity, inserted in confessional schools and their approaches based on the Christian worldview. We present the principled educational approach as a perspective to be observed, and among the principles it lists, the principle of Christian Stewardship stands out, which constitutes a perspective of overcoming the financialization of financial education in school curricula. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33965 |
Aparece nas coleções: | PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
educacaofinanceiranovasperspectivas.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons