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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33960
Título: | Uma análise de textos de professores sobre elementos e compreensão de aspectos teóricos da semiótica |
Título(s) alternativo(s): | An analisys of theachers’texts on elements and understanding of theoretical aspects of semiotics |
Autor(es): | Dambros, Francelize Elis |
Orientador(es): | Gritti, Letícia Lemos |
Palavras-chave: | Análise Linguística Semiótica Prática de ensino Professores - Formação Linguistic analysis (Linguistics) Semiotics Student teaching Teachers, Training of |
Data do documento: | 24-Abr-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | DAMBROS, Francelize Elis. Uma análise de textos de professores sobre elementos e compreensão de aspectos teóricos da semiótica. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024. |
Resumo: | O objetivo geral desta pesquisa é analisar textos produzidos em uma situação de pesquisa com professores de língua portuguesa, relacionados aos estudos da Semiótica. Para isso, como pressupostos teóricos, são utilizados elementos da teoria de Santaella (2015) sobre o método de análise semiótica, verificando a análise do fundamento do signo (significante); análise da referencialidade do signo (Objeto) e processo interpretativo em todos os seus níveis (interpretante). Como procedimentos metodológicos, em relação à geração de dados, se deu pela oferta de um minicurso de extensão sobre a temática do qual participaram cinco professoras de língua portuguesa. As professoras participantes trabalham em um Colégio Cívico-Militar da cidade de Pato Branco, Paraná, Brasil; e a professora ministrante foi a própria pesquisadora, tendo como objetivos específicos a) analisar as atividades didáticas propostas pelas professoras para identificar quais elementos da teoria de Santaella (2006, 2012, 2015) sobre Semiótica estão presentes nessas atividades e b) analisar o texto transcrito que contém as falas dessas professoras para verificar o que elas entendem por Semiótica. Já em relação aos procedimentos de análises, foram análises de atividades elaboradas pelas participantes e análise de trechos de falas transcritas das professoras participantes, buscando o que elas entendem por Semiótica, conforme a teoria de Santaella (2006, 2012, 2015). Os resultados mostraram que as professoras participantes elaboraram as atividades, entretanto, algumas deixaram informações subentendidas para o interpretante. O revisitar a essa teoria sobre semiótica nos trouxe uma reflexão da nossa prática pedagógica quando aplicamos atividades para os nossos alunos e não observamos todos os conceitos trazidos por Santaella. Desse modo, a pesquisa traz contribuição com os resultados obtidos e insights valiosos para pesquisadores interessados na interseção entre teoria sobre semiótica e prática pedagógica, além de oferecer subsídios para aprimorar a formação de professores e o desenvolvimento de metodologias de ensino mais eficazes. Já para os professores, a contribuição diz respeito ao repensar o ponto de partida para reflexões sobre suas práticas e concepções, incentivando uma abordagem mais consciente e fundamentada da Semiótica em sala de aula. |
Abstract: | The overall aim of this research is to analyze texts produced in a research setting with Portuguese language teachers, related to Semiotics studies. For this, as theoretical assumptions, elements of Santaella's (2015) theory on the Method of Semiotic Analysis are used, verifying the analysis of the foundation of the sign (signifier); analysis of the referentiality of the sign (object) and interpretative process in all its levels (interpretant). As methodological procedures, in relation to data generation, there was the offer of an extension course on the theme in which five Portuguese language teachers participated. The participating teachers work in a Civic-Military College in the city of Pato Branco, Paraná, Brazil and the teacher was the researcher herself, with the specific objectives of a) analyzing the didactic activities proposed by the teachers to identify which elements of Santaella's theory (2006, 2012, 2015) on Semiotics are present in these activities and b) analyzing the transcribed text that contains the speeches of these teachers to verify what they understand by Semiotics. Regarding the analysis procedures, there were analyses of activities elaborated by the participants and analysis of excerpts of transcribed speeches of the participating teachers, seeking what they understand by Semiotics, according to Santaella's theory (2006, 2012, 2015). The results showed that the participating teachers elaborated the activities, however, some left implicit information for the interpretant. The revisiting of this semiotic theory brought us a reflection of our pedagogical practice when we apply activities to our students, and do not observe all the concepts brought by Santaella. In this way, the research brings contribution with the results obtained and valuable insights for researchers interested in the intersection between semiotic theory and pedagogical practice, in addition to offering subsidies to improve teacher training and the development of more effective teaching methodologies. For teachers, the contribution concerns rethinking the starting point for reflections on their practices and conceptions, encouraging a more conscious and grounded approach to Semiotics in the classroom. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33960 |
Aparece nas coleções: | PB - Programa de Pós-Graduação em Letras |
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