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Título: Serviços informacionais de acesso livre: um olhar em torno da adesão e uso dos repositórios institucionais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título(s) alternativo(s): Free access information services: a look around the adhesion and use of the institutional repositories of the Federal Technological University of Paraná
Autor(es): Reis, Sandra Gomes de Oliveira
Orientador(es): Zaninelli, Thaís Batista
Palavras-chave: Serviços de informação
Repositórios institucionais
Comportamento informacional
Information services
Institutional repositories
Information behavior
Data do documento: 14-Dez-2017
Editor: Universidade Estadual de Londrina
Câmpus: Londrina
Citação: REIS, Sandra Gomes de Oliveira. Serviços informacionais de acesso livre: um olhar em torno da adesão e uso dos repositórios institucionais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2017. [143] f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.
Resumo: Os Repositórios Institucionais (RI) representam uma solução para a dificuldade de disponibilização da produção institucional por meio do acesso livre e é uma forma de armazenamento de materiais digitais, que podem ser teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, recursos educacionais abertos, artigos, dentre outros materiais. Os RI têm a capacidade de manter e gerenciar por longos períodos de tempo e de prover o acesso apropriado à Informação. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar a adesão dos pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) ao uso do RI. A metodologia adotada foi o estudo de caso exploratório, em uma primeira fase foi realizado um grupo de foco com docentes que coordenam a pós-graduação Stricto Sensu no câmpus Londrina com o objetivo de levantar dados que embasaram o questionário respondido por 95 docentes permanentes da pós-graduação Stricto Sensu dos 13 campi da UTFPR. Os resultados mostram o grau de conhecimento dos participantes em relação ao acesso livre à informação científica, identificamos o seu comportamento de busca e uso da informação científica e o grau de conhecimento que esses pesquisadores possuem sobre o RI da UFTPR, a respeito de suas utilidades e funcionalidades e quais motivações e impedimentos para o seu uso efetivo, no armazenamento e na divulgação das produções científicas. Concluímos que os pesquisadores conhecem os repositórios de forma superficial. Isso se justifica principalmente devido a dois fatores: pouco uso ou por ainda, não terem “ouvido falar” sobre. Em relação ao conhecimento sobre o acesso livre, mais uma vez, identificamos que é também de forma superficial. O que nos leva a destacar a necessidade de ampliar a forma como o repositório é divulgado e também voltar os olhos para o usuário e para o fazer diário do pesquisador, com o objetivo de pensar novas estratégias tanto de divulgação como gestão do repositório.
Abstract: Institutional Repositories (IR) represent a solution to the difficulty of making institutional production available through free access and is a way of storage of digital materials, such as theses, dissertations, final papers, open educational resources and other materials. The IRs have the ability to maintain and manage for long periods of time and provide the appropriate access to information. In this context, this study aims to analyze the adhesion of researchers from the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) to the use of IR. In this study, it was applied the exploratory case study methodology. In the first step of the research, a group of teachers from a Stricto Sensu postgraduation course in the Campus of Londrina, was conducted with the objective of collecting data which later supported the questionnaire answered by 95 permanent professors from the Stricto Sensu postgraduation courses of the 13 campus of UTFPR. The results show how much the participants of this research know about free access to scientific information, we also could identify the participants’ search and use behavior of scientific information, as well as the degree of knowledge that these professors have about the UFTPR Institutional Repositories, regarding its usefulness and functionalities and what are the motivations and impediments to its effective use in the storage and dissemination of scientific productions. We brought to a conclusion that the participants of this study have a superficial knowledge on the repositories. This is mainly due to two factors: poor use, or not yet having "heard" about them. Regarding to the knowledge about free access, once again we have identified that it is also superficial. This data leads us to highlight the need to broaden the way that the repository is disseminated and also pay attention to the user and to the researcher’s daily work, in order to think about new strategies for both, repository dissemination and management.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3396
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