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dc.creatorDigner, Vanessa-
dc.date.accessioned2024-07-09T20:09:15Z-
dc.date.available2024-07-09T20:09:15Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.citationDIGNER, Vanessa. Possibilidades teórico-metodológicas na educação CTSA: uma vivência de trabalho colaborativo entre professores de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33948-
dc.descriptionAcompanha: CTSA na prática: uma vivência de trabalho colaborativo entre professores de ciências dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.description.abstractStudies on the relationship between Science, Technology, Society and Environment (STSE) emerge as a way of bringing reflections on the impacts of growing scientific and technological innovations. Schools plays a fundamental role in mediating discussions about STSE education, however, there is a lack of training for teachers to deal with such relations. In this regard, seeking to contribute to the training of science teachers, this qualitative research, with a participatory typology, aims to develop a formative and collaborative experience among science teachers in the early years of Elementary School through a course that articulates curricular references and STSE relations. This course included six participants, teachers working in the discipline of Elementary School Sciences, reached via a questionnaire sent to the internal community of the PPGFCET at UTFPR/Brazil and through contact with Elementary School teachers in Curitiba/Paraná and its metropolitan region. We used Content Analysis (BARDIN, 1977) to evaluate the data, thus presenting this study’s results in three categories, namely: “The importance of formative and collaborative experiences between science teachers”, “STSE Education and IRI in science teaching” and “The difficulties of critical teaching in science teaching”. The results highlighted the importance of collective and collaborative work between teachers, as well as contributed for the insertion of STSE education in the early years of Elementary School through the promotion of discussions and reflections that focus on: problematization, critical thinking, argumentation, decision-making perspective, responsible action and social justice. From carrying the course with science teachers and from this study’s results’ data analysis, we conclude that the activities surrounding the teaching profession are high in complexity and collaborative work is a possible way of approaching challenging situations in the school context. From this research, we also developed an educational product titled “STSE in practice: an experience of collaborative work among Elementary School science teachers”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCiências (Elementar) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiência - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectCurrículos - Planejamentopt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectScience - Study and teaching (Elementary)pt_BR
dc.subjectScience - Social aspectspt_BR
dc.subjectTechnology - Social aspectspt_BR
dc.subjectCurriculum planningpt_BR
dc.titlePossibilidades teórico-metodológicas na educação CTSA: uma vivência de trabalho colaborativo entre professores de ciências dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeTheoretical-methodological possibilities in STSE education: a collaborative work experience between elementary school science teacherspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoOs estudos sobre as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) surgem como forma de trazer reflexões acerca dos impactos das crescentes inovações científicas e tecnológicas. A escola possui papel fundamental na mediação das discussões sobre a Educação CTSA, entretanto, observa-se uma carência formativa dos professores para lidar com tais temáticas. A esse respeito, em perspectiva de contribuir com a formação de professores de Ciências, propôs-se esta pesquisa, de natureza qualitativa, de tipologia participante, e que teve por objetivo desenvolver uma vivência formativa e colaborativa entre professores de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de um curso de formação continuada com vistas à articulação entre referenciais curriculares e as relações CTSA. Esse curso contemplou seis participantes, professores atuantes na disciplina de Ciências do Ensino Fundamental, alcançados via questionário enviado para a comunidade interna do PPGFCET-UTFPR e por contato com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Curitiba/Paraná e região metropolitana. Para a apreciação dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), derivando-se três categorias, denominadas como: “A importância de vivências formativas e colaborativas entre docentes de Ciências”, “A Educação CTSA e as IIR no ensino de Ciências” e “As dificuldades do ensino crítico em Ciências”. Os resultados evidenciaram a importância do trabalho coletivo e colaborativo entre docentes, bem como contribuíram para a inserção da Educação CTSA nos anos iniciais por meio do fomento de discussões e reflexões que tenham como foco: problematização, pensamento crítico, argumentação, perspectiva de tomada de decisão, ação responsável e justiça social. A partir do curso desenvolvido e dos resultados gerados pela análise dos dados, foi possível concluir que a profissão docente é dotada de complexidade e que o trabalho colaborativo pode ser percebido como uma possibilidade de enfrentamento dos desafios encontrados no contexto escolar. A partir dessa pesquisa, foi elaborado o produto educacional, intitulado “CTSA na prática: uma vivência de trabalho colaborativo entre professores de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental”.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2557-6869pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8372720274492911pt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, João Amadeus Pereira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1850-0260pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9309644410209595pt_BR
dc.contributor.referee1Genovese, Cinthia Leticia de Carvalho Roversi-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5615-4004pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9574293631943584pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, João Amadeus Pereira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1850-0260pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9309644410209595pt_BR
dc.contributor.referee3Roehrig, Silmara Alessi Guebur-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3296-7024pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7947655435067442pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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