Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33947
Título: Pensamento computacional por meio da computação desplugada nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Computational thinking through unplugged computing in the pedagogic practices of teachers who teach mathematics in the early years of elementary school
Autor(es): Gurczakoski, Rafaella Borsatti
Orientador(es): Motta, Marcelo Souza
Palavras-chave: Professores de matemática - Educação (Educação permanente)
Alfabetização matemática
Matemática - Estudo e ensino
MOOCs (instrução baseada na Web)
Computação
Professores do ensino fundamental
Mathematics teachers - Education (Continuing education)
Numeracy
Mathematics - Study and teaching
MOOCs (Web-based instruction)
Computer science
Elementary school teachers
Data do documento: 11-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GURCZAKOSKI, Rafaella Borsatti. Pensamento computacional por meio da computação desplugada nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Diversas tecnologias estão presentes no meio educacional, demandando ao professor um olhar atento quanto ao seu uso pedagógico. Na perspectiva de utilizá-las no processo de ensino da Matemática nos anos iniciais da Educação Básica, é necessário conciliá-las com metodologias diferenciadas, dentre elas se destaca a abordagem Matemática por meio do Pensamento Computacional, o que pode exigir uma formação específica por parte dos professores. Considerando este cenário, propõe-se uma pesquisa de abordagem qualitativa pautada na seguinte questão norteadora: Como o uso do Pensamento Computacional, por meio de atividades desplugadas, pode contribuir com o ensino da Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Nesse viés, o objetivo geral deste estudo foi analisar como o Pensamento Computacional, por meio de atividades desplugadas, pode trazer contribuições à formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para atingir tal intuito, ofertou-se um curso de formação no formato MOOC, curso online e gratuito, intitulado “Computação Desplugada para o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental”. Utilizou-se como procedimentos metodológicos observações, questionários, fóruns e as atividades desenvolvidas pelos professores no decorrer do curso. O produto educacional resultado desta pesquisa é um curso no formato de MOOC que estará disponibilizado na plataforma de MOOCs Sophia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Concluímos que o uso do Pensamento Computacional, por meio de atividades desplugadas, pode contribuir com o ensino da Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental e que, na visão dos professores, este contribui com o ensino de conteúdos de Matemática. Fica evidente pelos dados analisados que o uso do Pensamento Computacional contribui na formação continuada de professores em ambiente virtual, visando o processo de ensino de conteúdos de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Abstract: Several technologies are present in the educational environment, requiring the teacher to pay close attention to their pedagogical use. In order to use them in the process of teaching Mathematics in the initial years of Basic Education, it is necessary to combine them with different methodologies, among which the Mathematics approach through Computational Thinking stands out, which may require specific training on the part of of teachers. Considering this scenario, a qualitative research approach is proposed based on the following guiding question: How can the use of Computational Thinking, through unplugged activities, contribute to the teaching of Mathematics in the early years of Elementary School? In this sense, the general objective of this study was to analyze how Computational Thinking, through unplugged activities, can bring contributions to the continued training of teachers who teach Mathematics in the initial years of Elementary School. To achieve this aim, a training course was offered in the MOOC format, free online course, entitled “Unplugged Computing for teaching Mathematics in the early years of Elementary School”. Observations, questionnaires, forums and activities developed by teachers during the course were used as methodological procedures. The educational product resulting from this research is a course in MOOC format that will be available on the Sophia MOOCs platform at the Federal Technological University of Paraná. We conclude that the use of Computational Thinking, through unplugged activities, can contribute to the teaching of Mathematics in the early years of Elementary School and that, in the teachers’ view, it contributes to the teaching of Mathematics content. It is evident from the data collected that the use of Computational Thinking contributes to the continued training of teachers in a virtual environment, aiming at the process of teaching Mathematics content for the initial years of Elementary School.
Descrição: Acompanha: Computação desplugada na matemática
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33947
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
computacaodesplugadamatematicainiciais.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
computacaodesplugadamatematicainiciais_produto.pdf4,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons