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dc.creatorMachado, Mariana-
dc.date.accessioned2024-07-09T14:40:11Z-
dc.date.available2024-07-09T14:40:11Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.citationMACHADO, Mariana. Educação de surdos e as tendências em educação matemática: uma revisão sistemática de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33929-
dc.description.abstractThis undergraduate thesis aimed to investigate how the theses and dissertations focused on deaf education are configured from the perspective of inclusive schooling, involving Trends in Mathematics Education. To achieve this, we conducted a systematic literature review in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations to identify publications that addressed the themes of Deaf Education and Trends in Mathematics Education. Therefore, it is bibliographic research with an exploratory and qualitative approach. The data related to the 24 works that constitute the final portfolio show that the publications occurred between 2007 and 2022, with 21 works being of an empirical nature and predominantly featuring samples with the participation of deaf students. Regarding the use of trends in mathematics education for teaching mathematics to deaf students, it was found that the most used trend was ICTs, followed by Ethnomathematics. Furthermore, it was observed that one of the works involved Mathematical Modeling, and another involved Mathematical Investigations. On the other hand, no research related to the History of Mathematics or Error Analysis was found. Thus, the lack of studies linking trends in mathematics education and deaf education was evident, as only four out of the six trends used in the research had some representation in publications. As a suggestion for future work, we recommend expanding this research to include other databases and other trends. We also emphasize the need for differentiated proposals for teaching mathematics to deaf students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectLingua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectBrazilian sign languagept_BR
dc.subjectDeaf - Educationpt_BR
dc.titleEducação de surdos e as tendências em educação matemática: uma revisão sistemática de literaturapt_BR
dc.title.alternativeDeaf education and trends in mathematics education: a systematic review of literaturept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso teve como objetivo investigar de que forma estão configuradas as teses e dissertações voltadas para a educação de surdos, em uma perspectiva da inclusão escolar, e que envolvem as Tendências em Educação Matemática. Com este fim, realizamos uma revisão sistemática de literatura na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações para levantar as publicações que comtemplassem os temas Educação de Surdos e Tendências em Educação Matemática. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório e com abordagem qualitativa. Os dados referentes aos 24 trabalhos que constituem o portfólio final mostram que as publicações ocorreram entre 2007 e 2022, sendo que 21 trabalhos são de natureza empírica e predominam amostras contando com a participação de alunos surdos. Em relação ao uso das tendências em educação matemática no ensino de matemática para alunos surdos, foi constatado que a tendência mais utilizada foi a TIC’s, seguida pela Etnomatemática. Além disso, observamos que um dos trabalhos envolveu a Modelagem Matemática e um outro as Investigações Matemáticas. Por outro lado, não foi encontrada nenhuma pesquisa relacionada com a História da Matemática e nem com a Análise de Erros. Dessa forma, ficou evidenciada a carência de estudos que relacionam as tendências em educação matemática e a educação de surdos, uma vez que das seis tendências utilizadas na pesquisa apenas quatro tiveram retorno em algumas publicações. Como sugestão para trabalhos futuros, indicamos a ampliação dessa pesquisa, contemplando outras bases de dados e outras tendências. E também destacamos a necessidade de que propostas diferenciadas para o ensino de matemática sejam elaboradas para os alunos surdos.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Zarpelon, Edinéia-
dc.contributor.advisor-co1Dessbesel, Renata da Silva-
dc.contributor.referee1Gomes, Janaina de Castro-
dc.contributor.referee2Colombo, Janecler Aparecida Amorin-
dc.contributor.referee3Dessbesel, Renata da Silva-
dc.contributor.referee4Zarpelon, Edinéia-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
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